Diário da Manhã

segunda, 25 de novembro de 2024

Notícias

CULTURA POPULAR : Emoção e alegria na entrega do Prêmio Movimento

25 novembro
08:53 2015

Em um clima acolhedor e cheio de emoção foram entregues, na noite de quinta-feira, no Casarão 6 (Casa Amarela da Praça Coronel Pedro Osório), os certificados aos 14 vencedores do Movimento – Prêmio de Reconhecimento da Cultura Popular.

“Essa é uma das ideias mais bonitas que a Secult já teve. Mostra que a cultura é feita por muitas vozes, por muitos rostos… Valoriza as pessoas que fazem a nossa cultura, nas comunidades, na periferia, e as traz aos holofotes públicos, para o reconhecimento da cidade, como um todo”, disse a vice-prefeita, Paula Mascarenhas, que representou o prefeito Eduardo Leite na cerimônia.

Paula disse que espera que essa iniciativa tenha vindo para ficar, que seja uma conquista de Pelotas e persista, independentemente do governo. O secretário de Cultura, Giorgio Ronna, disse que o trabalho desenvolvido pelos agentes culturais agraciados é fantástico. “E é uma iniciativa de vocês, agentes que trabalham para manter viva a cultura fora do Centro da cidade. É muito bom poder contar com vocês e vocês sabem que podem contar conosco também”, disse Ronna, comovido.

VICE-prefeita Paula Mascarenhas elogiou a iniciativa

VICE-prefeita Paula Mascarenhas elogiou a iniciativa

Os contemplados foram selecionados pela Comissão de Avaliação entre os inscritos no edital lançado pela Secretaria de Cultura (Secult). Além do certificado, cada vencedor recebe R$ 3.500 (menos impostos).  “A gente sabe que este valor não vai mudar a vida de nenhum de vocês, mas para nós é muito importante fazer este reconhecimento público do valor do trabalho desenvolvido por vocês”, completou a vice-prefeita.

A cerimônia teve duas intervenções artísticas, com dois dos agraciados. Reconhecida pelo Ministério da Cultura em 2006 como mestre griô, patrimônio da cidade de Pelotas, Sirlei Amaro chamou alguns convidados para acompanhá-la, em instrumentos de percussão e voz, em uma canção de sua autoria, que conta parte da história de sua mãe.

Em outro momento, o ator Miguel Ávila divertiu a todos com um stand up compacto sobre momentos embaraçosos, vividos por ele, que envolveram questões racistas. “Acho importante trazer isso à tona para a gente refletir, porque pode parecer engraçado, mas essas situações ainda são muito frequentes no nosso dia a dia”, comentou ao final.

CONTEMPLADOS COM O PRÊMIO

*Sirley da Silva Amaro, com o trabalho “Com Agulha, Linha e Pano a Griô Canta e Conta Histórias”, na área de Preservação da Memória.
*João Luis R. Bachilli, com o trabalho “Tholl Alegria”, na área de Artes Cênicas.
*Aline Maciel, com o trabalho “Agente Cultural – Piquenique Cultural”, nas áreas de Artes Cênicas, Artes Visuais, Artesanato, Cinema e Vídeo, Literatura, Manifestações populares, Música, Preservação da Memória.

*Ana Alice M. Andrade, com o trabalho “Agente Cultural – Oficinas de Teatro” na área de Artes Cênicas.

*Miguel Marcos A. Ávila, com o trabalho “Artista Performático do Grupo MALV de Teatro”, nas áreas de Artes Cênicas.
*Neives José M. Baptista, com o trabalho “Agente Cultural – Bateria Show Uirapuru” nas áreas de Música e Manifestações Populares.
*Gisele M. Rodrigues com o trabalho “Agente Cultural de Atividades Sociais e Carnavalescas”, na área de Manifestações Populares.
*Valdir S. Ferreira com o trabalho “Quilombos Urbanos” nas áreas de Artes Visuais e Artesanato.
*Giovane Lessa, com o trabalho “Agente Cultural e Militante do Movimento Negro” nas áreas de Manifestações Populares, Cinema e Vídeo.
*Sandro Luis Mesquita, com o trabalho “Arquivo Negro” nas áreas de Música e Manifestações Populares.
*Carlos F. Ribeiro, com o trabalho “Músico Popular” na área de Música.
*Rejane Gimenes da Rosa, com o trabalho “Agente Cultural – Oficinas de Artesanato” na área de Artesanato.
*Alexandra M. Pereira, com o trabalho “Agente Cultural – Oficinas de Capoeira” na área de Manifestações Populares.
*Marcelo R. Aldado, com o trabalho “Agente Cultural – Oficinas de Percussão” na área de Música.

Participaram da cerimônia, o superintendente de Manifestações Populares, Paulo Pedroso; a diretora executiva, Clotilde Vitória; a diretora de Projetos da Secult, Alessandra Ferreira; integrantes da Secult e familiares e amigos dos agraciados com o prêmio.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções