KHAN ACADEMY : Escolas municipais se preparam para receber plataforma em março
A Coordenadoria de Estratégia e Gestão promoveu, na semana passada, reunião com diretores das 18 escolas que vão receber e trabalhar com a plataforma Khan Academy a partir de março de 2016.
O coordenador de Estratégia e Gestão, César Mendes, prestou informações e esclarecimentos úteis quanto ao funcionamento da ferramenta e sobre as reformas e adaptações necessárias para implantação de laboratório-padrão de informática, capaz de, funcionalmente, atingir os objetivos propostos de aprendizagem de Matemática através do novo método.
Mendes comentou que o primeiro passo é a logística, que envolve reformas completas, como nas aberturas, cortinas, iluminação, aquisição de classes, redes, internet, climatização, para adequar o laboratório para instalação dos equipamentos que possibilitarão o uso da plataforma Khan Academy. Trata-se do maior site para aprendizagem de Matemática utilizado na Educação.
A prefeitura de Pelotas já investiu mais de R$ 2 milhões de recursos próprios na aquisição de 630 computadores para equipar os novos laboratórios de informática. A Fundação Lemann é responsável pelo uso da plataforma, acompanhando o desenvolvimento do projeto que possibilita, inclusive, o controle da evolução do usuário e acesso do professor aos resultados. Em março, equipe da Fundação disponibilizará treinamento.
César Mendes ressaltou que os laboratórios são para uso das escolas. As unidades que contarão com a ferramenta, em março de 2016, são: Ministro Fernando Osório, Getúlio Vargas, Jacob Brod, Alcides de Mendonça Lima, Balbino Mascarenhas, Mariana Eufrásia, Olavo Bilac, Francisco Campos Barreto, Luís Augusto Assumpção, Independência, Afonso Viseu, Bibiano de Almeida, Jornalista Deogar Soares, Núcleo Habitacional Dunas, Saldanha da Gama, Arthur de Souza Costa, Dona Maria Joaquina e Nestor Crochemore.
A Escola Francisco Caruccio e o Colégio Municipal Pelotense já contam com a plataforma Khan Academy. O diretor da Caruccio, Alexandre Lemos, informou que a unidade tinha alto índice de reprovação em Matemática. No entanto, depois de adotar a ferramenta, possibilitou aos alunos uma nova visão da disciplina, através do aprendizado de forma lúdica e prazerosa, e houve uma mudança significativa no rendimento.