Diário da Manhã

sábado, 16 de novembro de 2024

Notícias

Engenharia Hídrica utiliza Veículo Aéreo Não Tripulado em pesquisas

18 janeiro
09:19 2016

O curso de Engenharia Hídrica da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) recebeu em 2015 um Veículo Aéreo Não Tripulado (VANT) que possibilita a realização do monitoramento de áreas através de imagens aéreas, ampliando as possibilidades de pesquisas nesse ramo.

O monitoramento com VANT tem se mostrado como uma solução interessante na caracterização espacial de pequenas bacias rurais e as suas relações com as dinâmicas e modificações, sendo possível observar mudanças provocadas na paisagem, nos cursos d’água, processos erosivos, entre outras. Um exemplo é o da foto ao lado da Bacia do Arroio do Ouro.

EQUIPAMENTO foi adquirido pela UFPel

EQUIPAMENTO foi adquirido pela UFPel

De acordo com o professor do curso de Engenharia Hídrica Gilberto Collares por meio das imagens se torna mais fácil observar as alterações no meio ambiente. Além disso, a utilização do Veículo Aéreo Não Tripulado possibilita uma redução de custos, visto que normalmente para se obter imagens áreas é necessário realizar um voo com helicóptero.

Após um período de treinamentos realizado no segundo semestre de 2015, o VANT já está realizando voos semanais para o monitoramento da bacia hidrográfica do Arroio do Ouro, situada entre os municípios de Pelotas e Morro Redondo. Esse estudo está sendo realizado pela mestranda Rute Chaves do Programa de Pós Graduação em Recursos Hídricos, orientada pelo professor Gilberto Collares.

Imagens aéreas no Vant.

Imagens aéreas no Vant.

Neste ano a expectativa é que novas pesquisas e estudos na área sejam realizados com o apoio do VANT. Collares, destaca uma parceria entre a UFPel e a Agência Nacional de Águas (ANA) para o monitoramento e fiscalização de barragens e bacias a partir de voos com o veículo. O professor ainda ressalta que um dos objetivos para 2016 é amplificar a utilização do VANT para outros núcleos da Universidade.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções