Engenharia Hídrica utiliza Veículo Aéreo Não Tripulado em pesquisas
O curso de Engenharia Hídrica da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) recebeu em 2015 um Veículo Aéreo Não Tripulado (VANT) que possibilita a realização do monitoramento de áreas através de imagens aéreas, ampliando as possibilidades de pesquisas nesse ramo.
O monitoramento com VANT tem se mostrado como uma solução interessante na caracterização espacial de pequenas bacias rurais e as suas relações com as dinâmicas e modificações, sendo possível observar mudanças provocadas na paisagem, nos cursos d’água, processos erosivos, entre outras. Um exemplo é o da foto ao lado da Bacia do Arroio do Ouro.
De acordo com o professor do curso de Engenharia Hídrica Gilberto Collares por meio das imagens se torna mais fácil observar as alterações no meio ambiente. Além disso, a utilização do Veículo Aéreo Não Tripulado possibilita uma redução de custos, visto que normalmente para se obter imagens áreas é necessário realizar um voo com helicóptero.
Após um período de treinamentos realizado no segundo semestre de 2015, o VANT já está realizando voos semanais para o monitoramento da bacia hidrográfica do Arroio do Ouro, situada entre os municípios de Pelotas e Morro Redondo. Esse estudo está sendo realizado pela mestranda Rute Chaves do Programa de Pós Graduação em Recursos Hídricos, orientada pelo professor Gilberto Collares.
Neste ano a expectativa é que novas pesquisas e estudos na área sejam realizados com o apoio do VANT. Collares, destaca uma parceria entre a UFPel e a Agência Nacional de Águas (ANA) para o monitoramento e fiscalização de barragens e bacias a partir de voos com o veículo. O professor ainda ressalta que um dos objetivos para 2016 é amplificar a utilização do VANT para outros núcleos da Universidade.