Maneiras baratas e criativas para vencer o calor
Aquele bafo quente, típico do verão gaúcho em uma cidade com umidade relativa média de mais de 80%, já bateu à porta dos pelotenses. Que tal algumas dicas para vencer o calorão com pouco dinheiro?
Por Marcelo Medeiros Rota
Parece uma maquinação cruel, mas conforme aumenta a temperatura, diminui o poder aquisitivo dos brasileiros, com a inflação acumulada no último período passando de 10,7%. O Diário da Manhã pesquisou algumas maneiras econômicas para os leitores conseguirem driblar o calorão de 2016:
Abra e feche as janelas nos horários apropriados
A variação de temperaturas entre o dia e a noite pode ser usada em seu favor. Assim que o sol sair, abra todas as janelas da casa e aproveite a brisa fresca da noite. Assim que o dia clarear, feche as mesmas janelas, mantendo a temperatura do interior menor do que a externa.
Não deixe o sol entrar
Fora de contexto, a frase assusta. Afinal, quase todos querem que o sol entre em suas vidas, mas em casa ele pode ser bem inconveniente. Cortina, persiana e insufilm são os principais aliados para essa tarefa, use e abuse.
Fique frio. Não se esforce, não se irrite e nem se abane
Evite esforços desnecessários. No verão, qualquer movimento é suficiente para acelerar o metabolismo e aquecer o corpo. Pela mesma razão, o famoso leque é um engodo: o esforço para fazer aquele arzinho aquece mais do que o ar deslocado pelo abano. Fique calmo, estresse acelera o metabolismo, o coração e dá um tremendo calorão.
Digestão: a hora sagrada que vira um fardo no verão
Coisa boa comer aquela feijoada com tudo o que tem direito e depois sentar um bom tempo para fazer a digestão. Acontece que no calor, digerir alimentos pesados aquece sobremaneira o corpo. Prefira alimentos leves, carboidratos de fácil digestão e as frutas da temporada.
Bendita água
Use e abuse, mas com consciência. O corpo molhado é sempre uma boa maneira de driblar as altas temperaturas. A evaporação da água elimina o calor e dá uma sensação pronunciada de frescor. A nuca, por exemplo, é um tipo de termômetro do corpo, mantenha-a umedecida e engane o resto. Mangueira, pano umedecido, borrifador, torneira… Vale tudo. E nem precisa dizer que é preciso também bebê-la o tempo todo durante o verão.
O ar frio desce e o ar quente sobe
Essa é uma das primeiras lições de física que temos na escola. Use-a em seu favor durante os períodos de calor. Ora, se o ar quente sobe e o frio desce, desça junto com este último. Prefira ficar nos lugares mais baixos, onde o ar mais gelado acumula-se, e evite os lugares mais altos onde fica o sopro quente do verão.
Transforme o ventilador em um ar-condicionado
É até mesmo possível que a indústria do ar-condicionado vá perseguir você, então nem espalhe muito essa ideia. Mas é bem simples. Encha duas garrafas com 80% de água, 10% de sal grosso e 20% de ar. O sal faz com que a temperatura da água vá a menos de 0 ºC e o ar permite a expansão da garrafa. Logo, coloque em frente ao ventilador e desfrute.
Ainda tem lâmpada incandescente em casa? Bote fora.
A lâmpada incandescente, geralmente de tungstênio, aquece sobremaneira os ambientes. Não é por nada que são chamadas de luzes quentes, em oposição às luzes frias das lâmpadas brancas. Prefira as últimas, LED e fosforescente são boas opções, mais frias e mais econômicas.
Com que roupa que eu vou
Vá com tecidos leves e cores claras. Não importa a marca, só o conforto. Tecidos naturais (algodão, seda, linho) são mais frescos que os sintéticos (raiom, poliéster, náilon, com a exceção de tecidos para a prática de esportes). Já as cores claras refletem a luz e o calor, enquanto as escuras os absorvem.
Eu fiz tudo isso, mas o teto lá de casa não me ajuda
A falta de sótão, ou até mesmo de um forro, para isolar o calor que vem do telhado é um verdadeiro inferno no verão. A solução mais simples e barata pode estar no leite de caixinha. Junte as embalagens, abra-as, una uma à outra, de maneira a criar um manto, e coloque como forro pelo lado de dentro do telhado. O material dessas embalagens é um isolante térmico perfeito.