Diário da Manhã

sexta, 15 de novembro de 2024

Notícias

HIP HOP : Coletânea “Extremo Sul” reunirá grupos em vinil

01 fevereiro
09:00 2016

Aprovada no Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Procultura), a coletânea também homenageará “Preta G” e Bocha

Por Carlos Cogoy

Serão vinte faixas e, além do ineditismo local, também o pioneirismo em âmbito estadual. Afinal, conforme o DJ Vagner Borges – um dos coordenadores da Associação Hip Hop de Pelotas -, o projeto é uma coletânea que terá como suporte o vinil. A designação “Extremo Sul Hip Hop”, também remete à abrangência regional. Assim, embora o objetivo seja registrar e documentar diferentes grupos pelotenses, também haverá espaço para homenagens de referências da cultura de rua da Zona Sul. Com isso, diz Vagner, o vinil estará divulgando faixas – in memorian – da rapper pelotense “Preta G” e o riograndino “Bocha”.

Rapper “Preta G”

Rapper “Preta G”

HOMENAGENS – De acordo com Vagner, o projeto foi aprovado em edital do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Procultura), ano passado. Assim, neste ano, terá verba para a realização da coletânea. As homenagens póstumas são para Daiane, rapper pelotense “Preta G”, que faleceu precocemente. Com história marcada pelo sofrimento, foi moradora de rua, mãe solteira e teve períodos de envolvimento com a drogadição. No Hip Hop, expressando-se através das letras do Rap, encontrou na arte um novo caminho. Devido à enfermidade, no entanto, morreu com pouco mais de trinta anos. Já o riograndino “Bocha”, integrou o grupo “Elemento Neutro” nos anos noventa, um dos precursores do Hip Hip no extremo sul. Em 2010, porém, trabalhando como segurança num evento, foi alvejado, não resistiu e faleceu prematuramente.

FESTIVAL – Vagner acrescenta que, para participar da coletânea, será necessária a participação em festival que será realizado a 7 de agosto. A programação acontecerá no ginásio do Navegantes, e três jurados terão a responsabilidade de selecionar os catorze participantes. As músicas deverão ser inéditas, e as inscrições serão divulgadas em abril. Como ingresso, doação de alimentos para famílias carentes.

CONVIDADOS – Além das duas faixas dos homenageados, e os catorze selecionados, o vinil também terá uma faixa inédita com “base” sonora.  Além disso, participação de grupos convidados. Trata-se de bandas que são referência ao reggae em Pelotas. Conforme Vagner, estarão no disco: Be Livin; Arquivo Rasta; O reggae Daluta. O visual da arte da capa está sendo criada pelo rapper Jair “Brown”, um dos pioneiros do Hip Hop pelotense, que integrou o antológico grupo “Calibre 12”.

DJ Vagner Borges e Antônio “Du Charm DJ” Garcia divulgam projetos

DJ Vagner Borges e Antônio “Du Charm DJ” Garcia divulgam projetos

CHARME na Rua é projeto desenvolvido por Antônio “Du Charm DJ” Garcia – na web apresenta o baladablackpel.com. Com apoio do DJ Vagner, Antônio está empenhado em viabilizar a periodicidade do projeto “Charme na rua”, que tem ocorrido há um ano à avenida Brasil, imediações da passarela sobre a linha ferroviária. No evento, realizado aos sábados com início ao meio-dia, som black até o anoitecer. Em destaque, o rodízio de DJs, inclusive com a participação de convidados provenientes de Porto Alegre. A iniciativa estará participando de edital que valoriza a economia da cultura. 

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções