Sindicato dos Jornalistas lança campanha “Sem jornalista não tem informação”
O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Rio Grande do Sul, está com sua direção em Pelotas nesta semana. Conforme o grupo que ontem visitou o Diário da Manhã, o objetivo é interagir com a categoria e comunidade. Em destaque, a campanha salarial que terá novo desdobramento a 7 de novembro. Com o slogan “Sem jornalista não tem informação”, o Sindicato tem mobilizado os profissionais para que seja obtido “aumento real” na negociação. A questão será debatida nesta semana, com os profissionais locais. Saiba mais acessando: jornalistas-rs.org.br
Milton Santos, novo presidente do Sindicato, esteve no Diário da Manhã, juntamente com os diretores Salvador Tadeo e Robinson Estrasulas. No grupo também o professor de fotojornalismo Elson Sampé, que que estará palestrando nesta terça-feira na Semana Acadêmica da Universidade Católica de Pelotas.
SALÁRIOS – Simas divulga: “Com um piso de R$1.690,00 na capital e R$1.425,00 para o interior, o Sindicato Patronal teve a insensatez de propor reajuste de 0% na capital e 1% no restante do Estado. Isso apenas nos pisos. E ainda querem que fiquemos satisfeitos?. Muitos colegas que ganham acima do piso não recebem aumento real há mais de cinco anos. Até parece que ganham bem e não precisam ser valorizados. O salário dos jornalistas gaúchos é de segunda divisão, perdendo para estados como Paraná, Mato Gross, Goiás, Tocantins. Claro que sem desmerecer o trabalhos dos colegas destes lugares. Chega de rebaixamento e falta de respeito. Está na hora de o Rio Grande do Sul, celeiro de grandes profissionais, receber o tratamento que merece. Queremos um salário digno que possa atender nossas demandas e desejos”.
DIPLOMA – A luta do Sindicato dos Jornalistas, de acordo com divulgação, obteve mais uma vitória na obrigatoriedade do diploma para o exercício da profissão. Edson Pecis Lerrer, juiz da 22ª Vara do Trabalho de Porto Alegre, negou o pedido do Ministério Público do Trabalho, e definiu que o sindicato não é obrigado a associar jornalistas que não passaram pela graduação. “A decisão atende as resoluções de nossa categoria retiradas nos dois últimos congressos nacionais. Vamos manter a posição enquanto não aprovarmos a PEC do Diploma no Congresso Nacional”, afirma o presidente Milton Simas.
DEMOCRACIA – Nos dias 7 e 8 de março de 2014, congresso estadual dos jornalistas debaterá o papel da imprensa na democracia. O encontro será preparação para o congresso nacional que será em abril em Alagoas. Entre as questões: manifestações de junho deste ano; Comissão Nacional da Verdade; direitos sociais.
FACEBOOK está com página alusiva à campanha salarial ‘’Sem jornalista não tem informação’’. Conforme a direção do sindicato, em poucos dias alcançou quase duas mil “curtidas”. A mobilização através das redes sociais tem ampliado o debate acerca da realidade profissional.