LARANJAL : Criado o Conselho Local de Saúde
Foi eleito na última sexta-feira, durante reunião na UBS, o Conselho Local de Saúde, integrado por servidores da saúde e representantes da comunidade.
O CLS é uma instância colegiada de caráter permanente deliberativo/consultivo, com funções de acompanhar, avaliar, fiscalizar e indicar prioridades para as ações de saúde a serem executadaspelas Unidades de saúde na sua área de abrangência.
Os eleitos para o Conselho Local de Saúde- bairro Laranjal, que votaram em Jandir Barreto para presidir o CLS, deverão agora elaborar o regimento interno do órgão, que será discutido, votado e aprovado na reunião do próximo dia 3 de junho.
O Conselho Local de Saúde tem, entre suas atribuições, os direitos de recorrer ao Conselho Municipal de Saúde(CMS), sempre que, sem explicação convincente, o CLS não tiver suas reivindicações e reclamações atendidas, nos níveis local; participar do planejamento, acompanhamento e avaliação da programação de atividades da Unidade de Saúde(UBS).
DIREITOS DOS MEMBROS DO CLS
Os integrantes de Conselhos Locais de Saúde têm os seguintes direitos: obter, na própria Unidade, vista de documentos, desde que o requeiram, por escrito, com fundamento em legítimo interesse social e desde que não sejam documentos sujeitos a sigilo da ética profissional; obter informações sobre os serviços prestados pela Equipe de Saúde e sobre o desempenho da Unidade de Saúde; divulgar aos usuários da UBS, as atividades de saúde organizadas pelo conselho, e obter informações junto aos usuários da UBS, referente ao atendimento e funcionamento da mesma.
O CONTROLE SOCIAL É UMA CONQUISTA
O processo bem-sucedido de descentralização da saúde promoveu o surgimento de conselhos regionais, locais e distritais, sob a coordenação dos Conselhos de Saúde, criando espaços instituídos de participação da comunidade nas políticas públicas e na administração da saúde. Portanto, o controle social é uma conquista, em que os cidadãos organizados debatem e buscam seu direito à saúde, oportunizando a compreensão de que os conselhos de saúde são espaços de participação, que podem assegurar a construção e a qualificação dos serviços de saúde.