ESTRADAS RURAIS : Trechos mais comprometidos são recuperados pela SDR
A instabilidade do tempo não tem permitido intervenções significativas de melhorias na zona rural do Município. Por enquanto a Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) está “atacando as emergências”, afirma o secretário Wilson Karnopp, “priorizando os locais danificados pelas chuvas, que oferecem riscos à população”.
As ações prioritárias são feitas em cabeceiras de pontes e de bueiros, e em “atoleiros” e sumidouros (valetas com abertura para escoar a água) que se formam nas estradas. “Há pontos onde se formam atoleiros ou sumidouros. Neles, colocamos cascalho e pedras, para tornar o deslocamento mais seguro”, afirma Karnopp.
PROJETO
A SDR pretende colocar em prática, em breve, um grande projeto, que envolve os 1.500 quilômetros de estradas rurais. Trata-se de baixar a altura e a espessura de barrancos que margeiam os caminhos, aproveitando o material retirado para levantar o leito, principalmente onde as chuvas arrastaram o aterro ou saibro, provocando erosão.
Os meses de março e abril registraram excessivos volumes de chuva e a execução desse projeto exige que o tempo esteja firme. “Para retirar material dos barrancos e aumentar a altura do leito das estradas é necessária a estabilidade por diversos dias consecutivos”, explica o secretário.