Confira as Dicas Culturais desta semana
FILOSOFIA – Quarta às 16h no Espaço de Arte Daniel Bellora – rua 3 de Maio 1.005 -, aula de lançamento do projeto “Oficinas filosóficas”, que serão desenvolvidas pelo professor João Alberto Tissot no segundo semestre. Ele explica: “As oficinas visam público, não por faixa etária, nem com formação em filosofia, ao contrário, quero atingir pessoas que tenham interesse em superar as barreiras impostas pelo equivocado modo de filosofar ao longo do tempo, principalmente o leigo em filosofia, mas também profissionais liberais ou empresários, ou seja, aquele que quer descobrir o que é isso: Filosofia! Não há restrição de público para participar dos encontros”. Como ingresso à aula nesta semana, doação de quilo de alimento não-perecível. Montante arrecadado será destinado à Casa da Criança São Francisco de Paula. Informações: 3303.0675.
ERA TINHA FOI É será o documentário com exibição quarta às 18h no ciclo “The Black Cine”. Com direção de Marcia Paraiso, o documentário aborda sobre o músico pelotense Giba Giba (1940/2014). Produzido um ano antes do falecimento do artista, o filme apresenta o percussionista no cotidiano de Porto Alegre, depoimentos de amigos e músicos. O ciclo é promoção do Centro Cultural Marrabenta – rua Cel. Alberto Rosa 302 -, com ENTRADA FRANCA.
POR TODAS ELAS será a manifestação quarta às 16h no largo do Mercado. Trata-se de mobilização para alertar e criticar a violência contra a mulher. Conforme divulgação: “Contra a cultura do estupro, Pelotas mostrará que repudiamos esses atos e que ‘estupradores não passarão!’. Conversem com colegas de trabalho, professoras e professores, o Brasil pode e deve parar em solidariedade a nós!”. Nesta segunda serão definidas, atividades que serão realizadas no protesto.
ESPIA SÓ – Sexta às 19h30min na Bibliotheca Pública Pelotense (BPP), professor Márcio de Souza (UFPel), estará autografando “Espia só… a trajetória musical de Octavio Dutra”, e o songbook “Espia só… As músicas de Octavio Dutra”. As obras foram financiadas através do Rumos – Itaú Cultural. No evento, participação dos grupos: Duo Retrato Brasileiro; Choro de Passarinho (UFPel); Ninho de Pardal. A promoção é da Associação Amigos do Conservatório. ENTRADA FRANCA.
LIMA BARRETO NO FICA AHÍ – Em junho aos sábados, temática especial na roda de conversa da Biblioteca Negra do Clube Fica Ahí Pra Ir Dizendo – rua Marechal Deodoro 368. Às 15h, a professora Andrea Perrot (Centro de Letras e Comunicação/UFPel), estará abordando a trajetória do escritor negro Lima Barreto (1881/1922). Para abrir o 13º Ciclo de Conversas na Biblioteca Negra, no dia 4 acontecerá explanação acerca da vida e obra do autor de livros como “Triste fim de Policarpo Quaresma”, “Clara dos Anjos”, “Recordações do Escrivão Isaías Caminha” e “Os Bruzundangas”. Nos demais sábados: dia 11 com “As crônicas: a modernidade chega ao subúrbio”; dia 18 “Os contos: escrevendo a exclusão”; dia 25 “Lima visto por Lima: os diários”. A promoção é da área de espanhol do Centro de Letras e do Grupo de Pesquisa “Ícaro”. Ao clube poderá ser solicitado o certificado referente a quinze horas. ENTRADA FRANCA.
PEDRA 90 NO SÃO GONÇA – Dia 10 às 23h no São Gonça – rua Gonçalves Chaves 405 -, programação com o rapper Johnguen Soares, e os DJs NF Lado Sul e GiGant’s Xavant’s. Lançamento do videoclipe de Johnguen. Antecipado a R$ 8,00 no Chopp Do Mercado — quarta houve lançamento do evento no Mercado.
MATINÊ CERVEJEIRA – Dia 11 das 15h às 20h, open bar de cerveja artesanal. Organizadores acrescentam: “Pelotas tem ótimas cervejarias e cada vez mais apreciadores da cerveja artesanal. E pra matar a sede dessa galera, a Matinê Cervejeira junto à ‘Cocota Loca’ e o Espaço de Arte Daniel Bellora, convidaram dez cervejarias para a festa”. A programação será no Espaço Daniel Bellora, à rua 3 de Maio 1.005.
CONTATO: [email protected]