Diário da Manhã

segunda, 25 de novembro de 2024

Notícias

AGROECOLOGIA : Pelotas é destaque na produção e consumo de alimento orgânico

AGROECOLOGIA : Pelotas é destaque na produção e consumo de alimento orgânico
31 maio
09:33 2016

Por iniciativa do vereador Beto Z3 (PT) a Câmara realizou, na tarde de ontem, audiência pública para debater “A Semana do Alimento Orgânico”, com representantes de instituições de ensino, cooperativas de produtores ecológicos, restaurantes, e público em geral.

Segundo o vereador Beto Z3, este é o quinto ano da Semana, criada a partir de lei de sua autoria, para valorizar a agroecologia e o produtor rural. De acordo com o parlamentar, trabalham no setor 200 famílias de agricultores agroecológicos, sendo que 50 vendem seus produtos nas feiras ecológicas que funcionam no Mercado Público, na Avenida Bento Gonçalves e da Avenida Dom Joaquim.

Com todos os incentivos ao setor da agricultura orgânica, ao produtor familiar e ao consumo consciente, Pelotas é um dos centros em que mais se produz e se consome alimentos naturais. A informação é da representante do CAPA, Centro de Apoio e Promoção da Agroecologia, Rita Surita. Também são três restaurantes que oferecem alimentos orgânicos: o Restaurante Escola da Universidade Federal de Pelotas, o Restaurante Taba Ecológica e o Restaurante Teia Ecológica.

AUDIÊNCIA pública reuniu entidades e produtores agroecológicos na Câmara

AUDIÊNCIA pública reuniu entidades e produtores agroecológicos na Câmara

A deputada estadual Miriam Marroni (PT) também participou da audiência. Ela cumprimentou o vereador Beto Z3 pelo evento e afirmou que a Semana do Alimento Orgânico “chega no momento em que se exige uma ação com mais força, porque as nossas conquistas estão ameaçadas”. Miriam citou o Pronaf, o programa de financiamento da agricultura familiar e outros programas que estimularam a produção, comercialização e consumo de alimentos orgânicos.

Com uma palavra de incentivo aos representantes de todas as entidades presentes, o técnico da Emater, Gilberto Pozzobon, alertou para o aumento no uso de agrotóxicos nas lavouras, envenenando cada vez mais os alimentos. “Quero saudar esta região pelo evento, e pedir que se engajem mais parceiros e consumidores, porque são eles que fazem com que os produtores também cresçam”, afirmou. Segundo Gilberto Pozzobon, a Emater tem diversificado seu trabalho, atendendo as comunidade quilombolas, indígenas, incentivando a fitoterapia humana e animal, a produção agroecológica nas feiras e o programa de segurança alimentar

Participaram da audiência pública as seguintes entidades: Centro de Apoio e Promoção da Agroecologia – CAPA; Restaurante Escola da UFPel; Associação Arpasul; Comissão Organizadora da 12ª Semana do Alimento Orgânico; Restaurante Teia Ecológica; Restaurante Taba Ecológica; Núcleo de Extensão e Pesquisa em Desenvolvimento Territorial; Cooperativa Sul Ecológica de Agricultores Familiares; Emater; Grupo de Agricultura Ecológica – GAE/UFPel.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções