Mercado das Pulgas comemora dois anos
Ao som do Clube do Choro, mais de 60 feirantes do Mercado das Pulgas comemoraram, sábado, os dois anos da criação do evento já consagrado pelos pelotenses que ocorre semanalmente no Largo Edmar Fetter, junto ao Mercado Central. O prefeito Eduardo Leite e a vice-prefeita Paula Mascarenhas homenagearam os comerciantes que conquistaram o seu espaço e deram mais vida ao Centro Histórico da cidade.
Com uma flâmula para os 40 comerciantes que participam há dois anos e um certificado de reconhecimento para os mais de 20 feirantes que há mais de 12 meses integram o evento, o prefeito consolidou o trabalho e a transformação positiva daquele espaço: “este mercado ao ar livre é um grande ganho para a nossa cidade, ativou o nosso Centro Histórico e transformou os nossos sábados”, disse ele.
O Mercado das Pulgas, que é um museu a céu aberto e que combina perfeitamente com o casario do seu entorno, é resultado de uma boa conversa há dois anos com a vice-prefeita Paula Mascarenhas. Hoje estamos aqui, numa proposta muito bem aceita pelo público pelotense, que une o social, o turístico e o lúdico”, define Ramão Jesus Marques Costa, um dos 15 feirantes pioneiros do Mercado das Pulgas.
O secretário de Cultura, Giorgio Ronna, também se diz orgulhoso entre os festejos: “este é um projeto de grande êxito, que deu certo desde a primeira edição”, lembrou.
No espaço, todos os sábados, mais de 60 inscritos expõe e vendem antiguidades, artes e roupas usadas, como Tereza Rodrigues, que além de comemorar dois anos com sua banca de antiquário, se diz satisfeita com a evolução de seus clientes: “a cada sábado melhora. É muito bom estar aqui”.
Além de flâmulas, música e certificados, os comerciantes foram agraciados com docinhos de Pelotas, oferecidos pela Imperatriz Doces.
HISTÓRICO
Inaugurado em 31 de maio de 2014, a feira ao ar livre comercializa bens antigos (móveis, talheres, louças, etc.), usados (livros, roupas) e outras mercadorias, tais como esculturas, além de objetos decorativos, de fabricação artesanal e artigos para coleções, como selos, cédulas, moedas, cartões postais, revistas, gibis, facas e medalhas, além de máquinas fotográficas, discos de vinil, entre outros objetos. A prefeitura de Pelotas é apoiadora do evento por meio das secretarias de Cultura (Secult) e Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sdet). A feira de antiguidades ocorre todos os sábados de tempo bom, das 10h às 17h, no largo do Mercado Central.