Novo prazo para saque do abono salarial referente ao ano de 2014 inicia nesta quinta
A partir desta quinta-feira (28), os trabalhadores que perderam o prazo para retirar o abono salarial PIS/Pasep, referente ao ano-base de 2014, terão mais uma oportunidade para sacar o benefício. O novo prazo divulgado pelo Ministro do Trabalho, Ronaldo Nogueira, se estende até o dia 31 de agosto. No Rio Grande do Sul, 97.116 trabalhadores não retiraram o valor, o que corresponde a cerca de R$ 85 milhões. É a primeira vez que o governo toma a iniciativa de ampliar o prazo.
O secretário do Trabalho e do Desenvolvimento Social, Catarina Paladini, agradeceu “a solidariedade e a sensibilidade do ministro Ronaldo Nogueira, que viabilizou a prorrogação do saque do PIS/Pasep. Foi uma ação muito rápida da nossa Secretaria, junto ao Ministério, que conseguiu viabilizar e prorrogar a data”.
Dados do Ministério do trabalho apontam que não houve diferença na média de comparecimento dos trabalhadores para saque do benefício em relação aos anos anteriores, mas o governo decidiu “inovar” ao prorrogar o prazo. O objetivo é que todos os trabalhadores que têm direito ao abono possam ter a oportunidade de comparecer às agências da Caixa Federal e retirar o benefício. Em todo o país, mais de 1,2 milhão de pessoas ainda não sacaram os valores.
Como sacar o abono salarial
Equivalente a um salário mínimo, R$ 880, o benefício é pago a pessoas que tenham trabalhado com carteira assinada por pelo menos 30 dias, no ano base, e tenham recebido até dois salários mínimos por mês, nesse período.
O trabalhador também precisa estar cadastrado no PIS/Pasep há pelo menos cinco anos e ter tido os dados informados corretamente pelo empregador.
Quem tiver o Cartão Cidadão pode sacar o benefício em casas lotéricas ou em terminais de autoatendimento da Caixa Econômica Federal. Quem não tiver o cartão, pode receber o dinheiro em qualquer agência do banco, desde que leve documento de identificação.