Transporte de passageiro é prioridade
Consórcio adota medidas paliativas no período de ajustes e não deixa ninguém sem ônibus
Nos primeiros dias desde a implantação do novo sistema de Transporte Coletivo Urbano em Pelotas, ocorrida na madrugada do último domingo, após licitação inédita no Município, o Consórcio de empresas que assumiu o serviço de ônibus, em conformidade com a prefeitura, vai atuar com certa flexibilidade, enquanto for preciso fazer pequenos ajustes, para que nenhum usuário seja prejudicado.
Algumas medidas paliativas estão sendo tomadas cada vez que se apresenta alguma dificuldade no novo sistema para que ninguém fique sem poder usar o ônibus. A postura marca uma nova realidade de respeito aos usuários, além do sistema melhorar a qualidade e segurança dos serviços.
“Transportar o passageiro é prioridade”, afirma o diretor de Transportes da Secretaria de Transporte e Trânsito (STT), engenheiro Paulo Osório. Ele diz que o novo sistema foi implantado com êxito e que é normal que haja algumas correções no decorrer desta primeira semana.
Na manhã desta segunda-feira (1º/08/2016), foram apuradas pequenas falhas na importação de créditos de alguns cartões anteriores, mas os usuários não ficaram sem fazer seu trajeto. Nos ônibus em que a catraca por alguma razão não se destravava, o embarque e desembarque dos passageiros era feito pela porta traseira.
Técnicos dos fornecedores dos equipamentos eletrônicos dos ônibus – validadores, câmeras e GPSs – estão em Pelotas para substituição ou reparo em qualquer peça que apresente algum desajuste.
APLICATIVO TEM ATUALIZAÇÃO
Em breve os usuários vão dispor de informações sobre o sistema – em quantos minutos passará na parada o próximo ônibus de determinada linha, por exemplo – por meio do aplicativo Cittamobi, compatível aos sistemas Android, Windows e IOS. Atualmente estão sendo incluídos novos itinerários e paradas nos mapas originalmente disponibilizados e a ferramenta virtual será reativada tão logo a equipe conclua a atualização dos trajetos.
USUÁRIOS APROVAM AS MELHORIAS
No primeiro dia útil do novo sistema do transporte coletivo de Pelotas (1º/08), os usuários aprovaram os ônibus novos (110, de um total de 210) ou renovados, a padronização da frota e até a mudança no atendimento dos motoristas e cobradores.
Dona Neiva Vasconcelos reside no Simões Lopes e, eventualmente, leva sua filha Thaís Helena, de 13 anos, para a escola no Centro. A menina tem o cartão PraTi Estudante, pagando R$ 1,22 pela tarifa. A mãe utiliza o transporte e paga em dinheiro. Para Neiva, “o atendimento do motorista e do cobrador foi diferente, eles foram atenciosos e o ônibus era novo e estava bem limpinho. A catraca foi liberada no momento que minha filha mostrou o cartão. Está ótimo”.
Suelen Freire foi da Guabiroba ao Centro utilizando um Interbairros. “Uso cartão vale-transporte, da empresa. Quando a leitura era digital, travava com freqüência, hoje não. Mostrei o cartão e a catraca foi liberada. O ônibus era muito bom.” Joseane Farias mora no Navegantes. O ônibus que utilizou nesta manhã, para ir ao Centro, apresentou problema no validador (bilhetagem eletrônica). Embora o cartão fosse lido, a catraca permanecia travada. Para não prejudicar os usuários, foram liberados o embarque e o desembarque pela porta traseira. Joseane chegou ao Centro e foi para a parada da rua General Osório esquina Tiradentes aguardar outro coletivo que a leva habitualmente ao trabalho, na zona norte da cidade. Ela não sabia que estaria isenta do pagamento de mais uma tarifa e ficou contente com a nova integração tarifária.
Na parada da Osório com Tiradentes e em outras, enquanto usuários embarcam e desembarcam, um fiscal do Consórcio PraTi presta esclarecimentos sobre o novo sistema e orienta usuários que ainda não fizeram a troca do cartão antigo.
CONSÓRCIO FAZ AVALIAÇÃO POSITIVA
Na avaliação do Consórcio do Transporte Coletivo de Pelotas (CTCP), o início do novo sistema e a manhã do primeiro dia útil foram mais que satisfatórios. “Nossa avaliação é positiva”, afirmou o consorciado Renato Kopereck, informando que alguns ajustes necessários serão feitos até o final desta semana.