Cerimônia para mostrar Brasil ao mundo
Embora a competição de futebol (masculino e feminino) tenha tido jogos na quarta e na quinta-feira, a abertura oficial das Olimpíadas Rio 2016 irá ocorrer hoje no Estádio do Maracanã. A cerimônia terá um show preliminar, às 19h15; e o evento principal está marcado para as 20h. A duração prevista é de três horas. Pela primeira vez na história dos Jogos Olímpicos da era moderna, o Brasil inova: a abertura e o encerramento não serão no mesmo local. A cerimônia de fechamento no dia 21 terá como palco, o Estádio do Engenhão.
Edson Arantes do Nascimento, o Pelé, está confirmado pelo Comitê Rio-2016 para acender a Pira Olímpica, embora seu papel nessa cerimônia não tenha sido divulgado com antecedência. Apenas pessoas ligadas ao protocolo sabem o que ocorrerá quando Pelé estiver no Maracanã. Uma das questões que estão sendo resolvidas é da mobilidade do Rei, já que ele está usando uma bengala. Há ainda a surpresa prevista em torno de como a tocha vai ser acesa.
A surpresa citada poderá ser a participação de outros atletas como Robert Scheidt, Torben Grael, os jogadores do time de vôlei de 1992, José Roberto Guimarães, Bernardinho, Marta, Cesar Cielo, Hortência e Guga. O tricampeão de Roland Garros deve entrar no Maracanã carregando a tocha olímpica.
PORTA-BANDEIRA
Yane Marques (atleta do pentatlo moderno) foi eleita, com 49% dos votos numa eleição pela internet, para ser a porta-bandeira do Brasil. Medalhista de bronze em Londres nos Jogos de 2012, Yane superou Serginho (vôlei) e Robert Scheidt (vela), os outros dois indicados pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB).
As apresentações musicais da cerimônia de abertura terá a presença de artistas como Caetano Veloso, Gilberto Gil, Wesley Safadão, Elza Soares, Ludmilla, Karol Conka, MC Soffia e Anitta – contudo os horários e detalhes de suas participações ainda não foram divulgados.
Um ponto alto da cerimônia será o voo de um avião 14 Bis, inventado pelo pai da aviação de Santos Dumont em 1906, que deverá atravessar todo o estádio, suspenso em um cabo de aço. O cantor Paulinho da Viola cantará o hino nacional apenas em violão e voz – interpretação que promete emocionar muitos brasileiros.
PASSARELA VIRTUAL
Outra confirmação foi a presença da ex-modelo Gisele Bündchen que fará um desfile em uma passarela criada virtualmente a partir de uma projeção do calçadão de Copacabana, com a execução da canção de Tom Jobim “Garota de Ipanema”.
Lea T – uma mulher trans que saltou para o primeiro plano da indústria da moda -, é primeira pessoa transgênero a ter papel de destaque em uma cerimônia de abertura de Olimpíadas. Filha do ex-jogador de futebol Toninho Cerezo, que jogou na seleção entre 1977 e 1985, Lea T disse que deseja encarnar a diversidade do Brasil.
Em seguida, começa o desfile das delegações olímpicas com milhares de atletas, antecedendo os discursos, que serão feitos do centro do campo, com o presidente do Comitê Organizador, Carlos Arthur Nuzman, e do presidente do COI (Comitê Olímpico Internacional), Thomaz Bach. Então o presidente interino do Brasil, Michel Temer, irá declarar abertos os Jogos 2016.
A organização do evento planeja fazer uma operação “abafa vaia” no momento em que Temer falar, aumentando o som de uma música ou efeito sonoro de fundo em alto volume no estádio. O objetivo desta manobra é evitar que as emissoras de televisão captem um possível momento constrangedor com vaias ou xingamentos do público contra Temer.
A participação do presidente interino na abertura vai se restringir à frase “Declaro abertos os Jogos do Rio, celebrando a 31ª Olimpíada da era moderna“. A fala não deve durar mais que dez segundos.
A festa se encerra com o revezamento da tocha e o acendimento da pira olímpica. Já a cerimônia de encerramento será às 20h do dia 21 de agosto e terá duração de aproximadamente 2 horas.