UPA AREAL : Primeiro mês com 5.550 atendimentos
Desse total 75% foram pacientes adultos e 25% crianças
A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Areal, de porte I, completou um mês de funcionamento ontem, perfazendo uma média diária de 185 atendimentos e um total de 5.550 em 30 dias. Os registros apontam que em 75% dos casos os pacientes eram adultos e em 25%, crianças.
A coordenadora da UPA Areal, Letícia Trápaga, informa que, dos 5.550 casos atendidos em um mês, 1.331 foram de classificação amarela (urgência) e 3.328 verde (menos grave). Os demais foram classificados como azuis, portanto devem ser tratados em Unidade Básica de Saúde (UBS) ou desistiram de aguardar atendimento.
“Tivemos muitos diagnósticos de infarto, infecção respiratória, caxumba e cálculo renal”, comentou Letícia. A coordenadora informa que, na ocorrência de infarto, a equipe da UPA estabiliza o paciente e o transfere para um Centro de Tratamento Intensivo (CTI).
Durante o primeiro mês de funcionamento da UPA Areal, o recorde de atendimentos em um período de 24 horas foi registrado no último sábado, 30 de julho, quando 336 pessoas procuraram os serviços da Unidade – a Portaria nº 104, de 15 de janeiro de 2014, do Ministério da Saúde, define a média padrão de uma UPA porte I em 150 atendimentos por dia.
Localizada à avenida Ferreira Viana esquina rua Paul Harris, a UPA Areal funciona 24 horas por dia nos sete dias da semana, atendendo casos de pessoas que apresentam sintomas e vão à Unidade por iniciativa própria ou são encaminhadas pela livre demanda das Unidades Básicas de Saúde (UBSs), da Unidade Básica de Atendimento Imediato (Ubai) ou do Pronto Socorro de Pelotas(PSP).