Rio 2016 : Resumo olímpico
Tiro certeiro de Felipe Wu
As primeiras medalhas dos Jogos Rio 2016 saíram no tiro esportivo. E também a primeira do Brasil. O paulista Felipe Wu, de 24 anos, conquistou a medalha de prata na prova da pistola de ar 10m, na tarde deste sábado, no Centro Olímpico de Tiro, e levou o país-sede dos Jogos Olímpicos ao pódio pela primeira vez. Foi a terceira medalha que o esporte deu ao país na história dos Jogos.
“É uma sensação de dever cumprido. Minha equipe e eu nos dedicamos muito e esse ano tem sido muito bom para mim, pois já venci duas etapas da Copa do Mundo e cheguei ao primeiro lugar do ranking e ganhar aqui agora é muito bom”, comemorou o brasileiro.
Wu ganhou a prata após uma disputada série final com o vietnamita Xuan Vinh Hoang, que levou o ouro ao anotar 202.5 pontos, com direito a um tiro de 10.7 pontos no último disparo, e conquistou o primeiro ouro da história de seu país, além de quebrar o recorde Olímpico da prova. O brasileiro terminou com 202.1 pontos e ficou à frente do chinês Wei Pang, que fechou com 180.4 pontos.
Felipe Wu terá a oportunidade de dar mais uma medalha ao país nos próximos dias. Na quarta, o brasileiro competirá na prova da pistola 50m.
O Brasil goleou a Suécia por 5 a 1 e se classificou com uma rodada de antecedência para as quartas de final do torneio feminino de futebol nos Jogos Olímpicos Rio 2016.
O time comandado dentro de campo pela capitã e camisa 10 Marta havia vencido a China por 3 a 0 na estreia e fez ainda mais bonito neste sábado.Com os primeiros dois gols de Marta na Olimpíada, mais dois de Beatriz e um de Cristiane, o Brasil passeou em campo contra a Suécia, o melhor adversário do grupo. Classificada, a seleção volta a campo na próxima terça, contra a África do Sul, às 22h, apenas para carimbar o primeiro lugar na chave. Essa partida será realizada em Manaus, enquanto as duas primeiras ocorreram no Engenhão no Rio de Janeiro.
As meninas comandadas por Vadão começaram muito bem a caminhada para conquistar o inédito ouro olímpico, depois da conquista da prata em 2004 (Atenas) e Pequim (2008). Cristiane aumentou o recorde de ser atleta com maior número de gols (masculino e feminino) em jogos Olímpicos. Com um toque de letra, ela fez seu 15º gol em 18 partidas. Depois, a centroavante brasileira saiu de campo, sendo substituída por Debinha, com uma lesão muscular.
No outro jogo do Grupo A, que tem o Brasil na liderança com seis pontos – saldo positivo de sete gols -, a China derrotou a África do Sul por 2 a 0. Os demais resultados da segunda rodada da primeira fase: Canadá 3×1 Zimbábue, Estados Unidos 1×0 França, Alemanha 2×2 Áustria e Colômbia 0x1 Nova Zelândia.
Natação
O primeiro recorde mundial quebrado nas finais da natação dos Jogos Olímpicos de 2016 saiu das braçadas da húngara Katinka Hosszú (foto), que conseguiu abaixar a marca dos 400m medley feminino em dois segundos e sete centésimos: 4min26s36.
Outro destaque na piscina foi Yursa Mardini, que deu a vitória na bateria dos 100m para o Time dos Refugiados. Uma conquista histórica, coroando uma impressionante trajetória de vida. Aos 18 anos, ela fugiu a nado da guerra na Síria e ainda salvou outras 19 pessoas ao longo do percurso.
Basquete
A Seleção Brasileira de basquete masculino estreou nos Jogos Olímpicos com derrota para a Lituânia neste domingo na Arena Carioca 1 no Rio de Janeiro. Com dois quartos de tempo impecáveis, os europeus asseguram a vantagem para ganhar a partida por 82 a 76, apesar da reação do Brasil na segunda etapa.
O basquete brasileiro também começou mal no torneio feminino. No sábado, a equipe do Brasil foi derrotada por 66 a 84 para a Áustria. Vai tentar a recuperação nesta segunda-feira diante do Japão.
Após susto, vitória do vôlei
A Seleção Brasileira de vôlei masculino foi surpreendida no primeiro set, neste domingo, perdendo por 25 a 23 na partida diante do México, em sua estreia nos Jogos do Rio 2016. Os brasileiros assumiram o controle do jogo a partir do segundo set e fecharam a partida por 3 a 1 (parciais de 23-25, 25-19. 25-14 e 25-18).
O México é a seleção considerada mais fraca na chave brasileira. O Brasil ainda enfrentará o Canadá – na próxima terça-feira –, os Estados Unidos, a Itália e a França. O Brasil tem duas medalhas de ouro e três de prata no vôlei masculino em Olimpíadas.
FEMININO – Em busca do tricampeonato olímpico, a seleção feminina do Brasil teve uma estreia digna de uma candidata ao título. Na estreia nos Jogos Olímpicos, sábado, o Brasil passou sem dificuldade por Camarões, com vitória 3 sets a 0 (parciais de 25/14, 25/21 e 25/13).
Medalhista de ouro nas duas últimas edições dos Jogos, em Pequim 2008 e Londres 2012, a seleção brasileira tem a oportunidade de igualar o feito da seleção cubana, que ganhou três ouros consecutivos, entre Barcelona 1992 e Sydney 2000.
A ponteira Fernanda Garay foi a maior pontuadora do Brasil na partida, com 12 pontos marcados. Natalia marcou 10. A maior pontuadora da partida foi a camaronesa Laetitia Moma Bassoko, com 13 pontos marcados.
PRAIA – Favoritas a conquistar a medalha de ouro nos Jogos Olímpicos, Larissa e Talita começaram a confirmar essa condição ao estrearem com uma fácil vitória sobre as russas Ekaterina Birlova e Eugenia Ukolova por 2 sets a 0, com parciais de 21/14 e 21/16, neste domingo. Já Pedro Solberg e Evandro foram derrotados pelos cubanos Diáz Gomez e González Bayard por 2 sets a 1 na tarde de ontem.
Tênis
Marcelo Melo e Bruno Soares tiveram uma ótima estreia neste domingo no torneio de duplas masculinas da Rio-2016. Os brasileiros despacharam os irmãos tailandeses Sanchai e Sonchat Ratiwatana por 2 sets a 0, com parciais de 6-0 e 7-6 (7/1).
A segunda rodada irá colocar a dupla brasileira frente a frente com Novak Djokovic – número 1 do ranking de simples. O sérvio joga ao lado do compatriota Nenad Zimonjic e bateu os croatas Marin Cilic e Marin Draganja na estreia.
Na disputa de simples, Thomaz Belucci foi beneficiado pela lesão Dustian Brown, que torceu o tornozelo durante a disputa do segundo set. O brasileiro havia sido derrotado no primeiro set, mas com a desistência de Brown avançou à segunda rodada.
Handebol supera favorito
A Seleção Brasileira de handebol estreou com vitória nas Olimpíadas do Rio de Janeiro Comandado pelo armador Zé Guilherme e pelo defensor Thiago Petrus, o Brasil venceu a forte seleção da Polônia por 34 a 32. Um dos pontos mais lembrado pelos jogadores foi o grande apoio da torcida, que lotou a Arena do Futuro.
Depois de ficar de fora de Londres 2012, o Brasil entrou com desconfiança em quadra. Pesava ainda o fato de a seleção feminina ter conquistado o Campeonato Mundial de 2013, mas, com um jogo muito equilibrado, a seleção conseguiu superar a Polônia – uma forte concorrente.
FEMININO – A equipe feminina do Brasil também superou um forte adversário na estreia nos Jogos Olímpicos, sábado. As meninas brasileiras bateram a Noruega por 31 a 28. O jogo era considerado como um teste de fogo para o time brasileiro, já que as norueguesas são as atuais bicampeãs olímpicas (2008 e 2012).
JUDÔ
Erika Miranda perdeu a medalha de bronze no judô para a japonesa Misato Nakamura, tricampeã mundial, no golden score, na tarde deste domingo, na Rio-2016, em luta válida pela categoria até 52 kg. As lutadoras terminaram o tempo normal de combate com uma penalidade cada, o que levou o duelo para o golden score. Com mais de um minuto de disputa, a japonesa acabou aplicando um yuko e derrotou a brasileira.
O dia de Erika Miranda começou com vitória e classificação às quartas de final, mas a alegria por estar no caminho do ouro durou pouco e a brasileira acabou caindo para a chinesa Ma Yingnan, o que a levou para a repescagem.
Chance de medalha na ginástica
A equipe brasileira feminina de ginástica artística também brigará por medalhas nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro. Assim como fizeram os homens, as mulheres garantiram a classificação para a final que será disputada na próxima terça-feira a partir das 16h.
O Brasil assegurou presença entre os oito melhores – mesmo antes de ser encerrada a fase classificatória deste domingo. A equipe feminina volta à decisão por equipes após não conseguir a classificação nos Jogos Olímpicos de Londres-2012. A vaga na decisão foi alcançada com grandes atuações individuais de Flávia Saraiva e Rebeca Andrade.
A seleção se completa com Daniele Hypolito, Jade Barbosa e Lorrane Oliveira.
MASCULINO – Na classificação geral por equipes, o Brasil ficou na segunda colocação, atrás do Japão, com 268.078 pontos. Os oito primeiros avançam para a próxima fase.
No individual, os brasileiros foram bem. Sérgio Sasaki ficou na terceira posição, com 88.898 pontos, seguido por Arthur Mariano marcou 88.465. No solo, Diego Hypolito ficou na segunda colocação com 15.500 e Arthur Mariano chegou em quinto, com 15.200. No cavalo com alças, três brasileiros ficaram entre os oito primeiros colocados: Sérgio Sasaki (4º), Francisco Barreto (6º) e Arthur Mariano (8º).
No salto, Sasaki ficou com o terceiro posto, com 15.016. Nas barras, Arthur Mariano e Sasaki ficaram com a sétima e oitava posições, respectivamente. E na barra fixa, Francisco Barreto e Sasaki avançaram; o primeiro ficou na segunda posição e o último na oitava. O campeão olímpico Arthur Zanetti ficou em quinto nas argolas.