GUARDAS E AGENTES DE TRÂNSITO : Legislativo propõe unificação
Representantes do Legislativo apresentaram ao prefeito Eduardo Leite, em reunião ocorrida no Paço Municipal, uma proposta de unificação das funções de guardas municipais e agentes de Trânsito. O parecer propõe que as duas funções se tornem uma única, chamada “guarda civil municipal”.
A proposta é inspirada no modelo implantado na cidade de São Leopoldo. O grupo entregou ao prefeito um relatório da audiência pública realizada, recentemente, com presença de agentes, guardas e representantes da prefeitura de São Leopoldo, que estiveram em Pelotas para explicar aos servidores como funciona o sistema unificado.
“Vamos analisar a proposta, avaliar modelos já implantados e nos reunir com as forças do governo para discutir amplamente o assunto”, disse Eduardo. O prefeito adiantou que será definida uma comissão que permita estabelecer um horizonte de estruturas legais.
A proposta consiste em qualificar os servidores para exercerem ambas as funções – agentes e guardas -, de modo a gerar mais força na segurança da comunidade. Todos receberiam os equipamentos de proteção, para as rondas na cidade, e também seria definido um plano de carreira para o cargo de “guarda civil municipal”