JOGOS OLÍMPICOS : Triunfo no último lance
A Seleção Brasileira masculina de basquete deu a volta por cima em grande estilo. Após a derrota para a Lituânia na estreia, a equipe conseguiu uma emocionante vitória sobre a forte seleção espanhola por 66 a 65, nesta terça-feira. O jogo foi decidido no lance final.
Atual campeã europeia e medalhista de prata nos últimos dois Jogos Olímpicos, a Espanha fica em situação delicada no grupo, pois havia perdido na estreia para a Croácia. Para se classificar, terá que vencer as próximas três partidas. O desafio seguinte é contra a Nigéria, quinta-feira.
Derrotado pela Lituânia no primeiro jogo, o Brasil mostrou poder de reação. Ao longo de toda a partida, a liderança mudou bastante de lado, mas o Brasil sustentou uma vantagem de oito pontos perto do fim. Aos poucos, porém, a Espanha assumiu o comando e virou o placar.
Com os nervos no lugar, os brasileiros não permitiram que o rival se impusesse. Pau Gasol ainda teve a chance de ampliar a diferença com dois lances livres, mas errou ambos. Pesou a gritaria da torcida, algo bastante tradicional no basquete. O Brasil, então, assumiu a vantagem a um segundo do final, com um tapinha de Marquinhos no rebote de um arremesso de Marcelinho Huertas. A Espanha não aproveitou o arremesso final.
FEMININO – Já a equipe feminina sucumbiu novamente aos seus erros e foi derrotada pela terceira vez nos Jogos Olímpicos. Desta vez, nesta terça-feira, perdeu de 65 a 73 para a Bielorrússia, na Arena da Juventude. Na lanterna do Grupo A, com dois pontos, o Brasil necessita vencer os dois próximos jogos para sonhar com a classificação à fase de quartas de final do torneio. Os jogos são com a França, na quinta; e Turquia, no sábado.\
Só vitória evita fiasco histórico
A Seleção Brasileira necessita vencer a Dinamarca, nesta quarta-feira, às 22h, na Arena Fonte Nova, em Salvador, para evitar um vexame histórico, que seria a eliminação logo na primeira fase dos Jogos Olímpicos. Numa força-tarefa pela conquista da vaga nas quartas de final até o técnico Tite foi chamado pela diretoria da CBF e irá apoiar Rogério Micale na preparação da equipe para essa decisão.
O time mais badalado do torneio de futebol masculino não conseguiu marcar gol nas fracas equipes da África do Sul e do Iraque nas duas partidas anteriores. Se não vencer a Dinamarca – teoricamente, o adversário mais forte do Grupo A -, estará eliminado. Os dinamarqueses estão na liderança com quatro pontos, enquanto Brasil e Iraque somam dois. A África do Sul é a lanterna com um ponto.
Thiago Maia está fora do jogo de hoje por causa de suspensão. A vaga está entre Walace e Rodrigo Dourado. William pode ganhar a vaga de Zeca na lateral-direita. O Brasil deve começar a partida com Weverton; William, Rodrigo Caio, Marquinhos e Douglas Santos; Dourado (Walace), Felipe Anderson e Renato Augusto; Gabriel, Gabriel Jesus e Neymar.
Mariana perde luta do bronze
Mariana Silva conseguiu um grande feito nesta terça-feira no judô dos Jogos Olímpicos Rio-2016. Em sua segunda Olimpíada chegou à disputa da medalha ao vencer favoritas pelo caminho e só caiu para a atual líder do ranking até 63 kg. Na briga pelo bronze, contra a holandesa Anicka vam Emden, acabou derrotada por um yuko.
Na estreia no Rio-2016, Mariana Silva derrotou a húngara naturalizada ganesa Szandra Szogedi com um estrangulamento, que fez a rival desistir com três tapas em suas costas, caracterizando o ippon.
Nas oitavas, venceu a alemã Martina Trajdos pela primeira vez em oito confrontos. A brasileira ainda teve a campeã mundial Yarley Grebi em seu caminho e se credenciou para a final no golden score. Mariana deixou o caminho pelo ouro ao ser imobilizada pela eslovena Tina Trstenjak, campeã mundial, europeia e atual líder do ranking.
Já no masculino, o carioca Victor Penalber, da categoria até 81 kg, foi eliminado na segunda rodada pelo atleta dos Emirados Árabes Unidos, Sergiu Toma. Penalber foi dominado em praticamente todo o confronto pelo adversário e pouco pôde fazer.
Larissa e Talita são 100%
Com tranquilidade, a dupla brasileira de vôlei de praia Larissa e Talita conquistou nesta terça-feira a segunda vitória nos jogos do Rio 2016 ao derrotar a dupla norte-americana Lauren Fendrick e Brooke Sweat por 2 sets a 0.
Com a vitória, as brasileiras lideram o grupo A e garantiram a classificação antecipada para a próxima fase da competição.
Sem dar chances às norte-americanas, as brasileiras venceram o primeiro set por 21 a 16 e fecharam a partida com placar ainda mais favorável: 21 a 13.
Na quinta-feira, às 10h, Larissa e Talita voltam às areias de Copacabana para enfrentar as polonesas Kinga Ko osi ska e Monika Brzostek.
MASCULINO – Já a dupla formada por Pedro Solberg e Evandro se complicou nos Jogos Olímpicos, com a segunda derrota em duas partidas. Nesta terça-feira, os brasileiros foram derrotados, de virada, pelos canadenses Schalk/Saxton por 2 sets a 1.
Agora só resta vencer a dupla da Letônia (A. Samoilovs e J. Smendis) e ainda torcer pela combinação de resultados. Só assim Pedro e Evandro terão chance de classificação.
Resultados
VELA – Como ocorreu na segunda-feira, Robert Scheidt teve um desempenho irregular nas regatas da classe Laser. O brasileiro teve rendimento abaixo do esperado na terceira etapa, terminando apenas na 27ª colocação. Mas se recuperou na quarta regata, ficando com o quarto lugar. Assim, Scheidt encerrou o segundo dia de competição na oitava posição.
HANDEBOL – Depois da boa estreia com vitória diante da forte Polônia, o handebol masculino do Brasil amargou sua primeira frustração nos Jogos Olímpicos. Nesta terça-feira, a seleção brasileira foi derrotada pela Eslovênia por 31 a 28. O time europeu comandou o placar durante toda a partida. O próximo jogo será na quinta-feira diante da Alemanha.
Medalhas
GINÁSTICA – A equipe dos Estados Unidos obteve uma diferença histórica na final de ontem para conquistar a medalha de ouro nos Jogos Olímpicos Rio 2016. A vantagem americana foi de 8.209 pontos sobre a Rússia. A China ficou com a medalha de bronze. O Brasil terminou a fase final em oitavo lugar por conta de quedas de suas ginastas.
SALTOS – As chinesas Ruolin Chen e Huixia Liu confirmaram favoritismo e conquistaram nesta terça-feira a medalha de ouro nos saltos ornamentais (categoria de duplas femininas – plataforma de 10m sincronizada). Esse ouro é o quinto de Ruolin Chen. A chinesa já havia faturado o primeiro lugar na plataforma de 10m – individual e duplas nas duas últimas edições de Jogos Olímpicos.
Agenda de quarta-feira
Destaques da programação olímpica nesta quarta-feira:
Futebol masculino – primeira fase: Argentina x Honduras, Argélia x Portugal, Alemanha e Fiji, Coreia do Sul x México, Colômbia x Nigéria, Japão x Suécia, Dinamarca x Brasil e África do Sul x Iraque
Ginástica artística (masculino) – geral: 16h – fase final
Judô – até 70 kg (feminino): 10h57 – Maria Portela (BRA) x Assimaa Niang (Marrocos)
Judô – até 90 kg (masculino): 11h03 – Tiago Camilo x Zack Piotek (África do Sul)
Natação – classificatória – 100m livre (feminino): 13h – O Brasil é representado por Larissa Oliveira e Etiene Medeiros
Natação – classificatória – 200m costas (masculino): 13h23 – Leonardo de Deus é o representante brasileiro
Natação – classificatória – 200m medley (masculino): Os brasileiros Henrique Rodrigues e Thiago Pereira estarão na piscina
Natação: classificatória – revezamento 4x200m livre (feminino): 14h29 – A equipe brasileira compete nessa prova
Vôlei (feminino): 22h – Brasil x Japão (a equipe de José Roberto Guimarães busca a conquista da terceira vitória seguida no torneio)
Vôlei de praia (feminino) – primeira fase: 17h30 – Bárbara/Ágatha (BRA) x Boquerizo/Steiner (ESP)
Vôlei de praia (masculino) – primeira fase: 15h30 – Alisson/Bruno Schmidt (BRA) x Ranghieri/Carambula (ITA)