OLHANDO PARA CIMA : O que é preciso para subir?
Brasil evita falar em acesso, apesar do primeiro objetivo na Série B estar tão perto de ser garantido
O Brasil segue falando com modéstia sobre seu objetivo no Campeonato Brasileiro da Série B. Embora estejam faltando teoricamente apenas seis pontos para alcançar a meta de manter a vaga nesta divisão para 2017, ninguém ousa projetar algo maior na competição. Mas o desempenho do time sugere a condição de candidato ao acesso – até porque o Xavante está na G-4. Para subir, o time de Rogério Zimmermann terá que fazer no segundo turno uma campanha igual ou melhor do que a da primeira metade da Série B.
Faltando 15 rodadas para o final do campeonato, o Brasil está a duas vitórias dos 45 pontos (pontuação apontada como suficiente para escapar do rebaixamento). O risco de queda para a Série C está resumido a apenas 0,2% – de acordo com o site Chance de Gol. A meta está tão perto, que até gera ansiedade. “Dá um a ansiedade chegar logo nesses 45 pontos, principalmente quando a gente vê que está tão perto. A gente quer tirar esse peso das costas logo”, diz o lateral-esquerdo Marlon.
No primeiro turno, o Brasil somou 30 pontos (aproveitamento de 52,6%). A equipe rubro-negra voltou mais forte para o segundo turno. Tem a melhor campanha – ao lado do Londrina. Em quatro jogos, três vitórias e uma derrota (aproveitamento de 75%). Porém, considerando a pontuação dos quatro primeiros colocados da Série B nos últimos quatro anos, a necessidade é de fazer, no mínimo, 60 pontos para poder subir. Ou seja, uma campanha igual ou melhor do que a do primeiro turno.
Quem subiu com menor pontuação foi o Figueirense, em 2013, quando fez 60 pontos. O índice mais alto foi no ano anterior. O Vitória ficou em quarto lugar, somando 71.
Série B
O Atlético/GO é o novo líder do Brasileiro da Série B. Na abertura da 24 rodada, o time goiano derrotou o Luverdense por 2 a 0, nesta terça-feira, em Goiânia, e saltou para 42 pontos, ultrapassando Vasco (41) e Brasil (39). A posição é provisória. Se o Vasco vencer o Oeste no sábado, no São Januário, retoma a liderança. Já o Xavante volta à segunda posição, se ganhar a partida de sexta-feira diante do Paysandu em Belém do Pará.
Os gols do Atlético foram marcados por Michel e Junior Viçosa. Na outra partida desta terça, o Bragantino derrotou o Sampaio Correa por 2 a 1, em Bragança Paulista, e saiu da zona de rebaixamento – pelo menos por enquanto. O Braga chegou a 27 pontos, superando o Goiás no número de vitórias: sete contra seis.
Se o Goiás empatar ou vencer a partida diante do Ceará, sábado, no Serra Dourada, o Bragantino retorna para o Z-4. O Sampaio Correa segue na lanterna com 17 pontos em 24 partidas.
2012
1º) Goiás – 78 pontos
2º) Criciúma – 73 pontos
3º) Atlético/PR – 71 pontos
4º) Vitória – 71 pontos
2013
1º) Palmeiras – 79 pontos
2º) Chapecoense – 72 pontos
3º) Sport – 63 pontos
4º) Figueirense – 60 pontos
2014
1º) Joinville – 70 pontos
2º) Ponte Preta – 69 pontos
3º) Vasco – 63 pontos
4º) Avaí – 62 pontos
2015
1º) Botafogo – 72 pontos
2º) Santa Cruz – 67 pontos
3º) Vitória – 66 pontos
4º) América/MG – 65 pontos