Instituto mostra interesse no Castelo Simões Lopes
A Comissão Permanente de Licitação, da Secretaria de Gestão Administrativa e Financeira (Sgaf), informa que houve uma empresa interessada na permissão administrativa, à pessoa jurídica, para uso criativo, restauração e revitalização do Castelo Simões Lopes, referente à concorrência pública 07/2016.
Apresentou-se a empresa porto-alegrense Instituto Eckart Desenvolvimento Humano e Organizacional.A presidente da Comissão, Laura Elaine Corrêa Carriconde, informa que a documentação apresentada pela empresa no envelope 01, de habilitação, está de acordo com as exigências estabelecidas pelo edital. “A interessada foi considerada habilitada”, anunciou.
O envelope 02 corresponde à proposta técnica. Para melhor análise, o processo foi encaminhado pela Sgaf à Secretaria de Cultura (Secult). O secretário Giorgio Ronna informa que o material está em fase de revisão.
PATRIMÔNIO
O Castelo Simões Lopes é integrante do patrimônio histórico e cultural de Pelotas, localizado na Avenida Brasil, nº 824, bairro Simões Lopes. Trata-se de um bem tombado pelo Estado do Rio Grande do Sul, através do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Estadual (Iphae), via edição do processo nº 19701100/11-8, com inscrição no livro tombo nº 109/2012.
O Município lançou concorrência pública da modalidade melhor técnica, respaldado pelo Lei 6.311/2016, idealizada como alternativa para viabilizar a recuperação de construções em elevado estado de degradação, que necessitam de grandes investimentos para restauração. Conforme o edital, a prefeitura concederá permissão de uso criativo, visando ao aproveitamento do local, após restaurado e revitalizado, para atividades que estimulem a produção de conhecimentos, movimentem a economia e fomentem a transversalidade da cultura.