FELIPE GARCIA E RAMÓN : Dupla artilheira
Vinte e um dos 33 gols do Brasil no Campeonato Brasileiro da Série B foram marcados pela dupla Felipe Garcia e Ramón (foto). Os dois atacantes são responsáveis por 63,3% dos gols da equipe na competição. Uma prova da importância deles nessa campanha rubro-negra. O Xavante ocupa sexta colocação, com 45 pontos.
Felipe Garcia segue na liderança na artilharia do campeonato, com 13 gols marcados – um a mais do que Nenê, do Vasco. Ramón é o oitavo colocado, com oito. Na sequência aparecem Nathan, Gustavo Papa e Leandro Camilo, com dois. Elias, Marcos Paraná, Diogo Oliveira e Cirilo, Wender e Teco estão com um.
Reeleição
Ricardo Fonseca será aclamado nesta quinta-feira em assembleia de associados para mandato de mais dois anos na presidência do clube. O dirigente é quem por mais tempo se manteve de forma ininterrupta no cargo. Foi eleito pela primeira vez em novembro de 2011 para o exercício do mandato no ano seguinte.
Seu histórico é impressionante. Assumiu o comando do Brasil, com o clube na segunda divisão gaúcha. Obteve o acesso à primeira divisão em 2013. Ganhou por duas vezes (o que não acontecia há 30 anos no Brasil) o título do interior no Gauchão. No cenário nacional, o Xavante ingressou na Série D em 2014 e, dois anos depois, está na Série B. Na gestão de Ricardinho, o Brasil fez sua primeira participação (já são três) na Copa do Brasil.
Para 2017, a mudança no clube será a reativação, com investimentos, nas categorias de base. Os vices presidentes da chapa são Eduardo Fagundes, Cláudio Montanelli e Selmar Pintado.