SEST SENAT : Ações do Outubro Rosa foram realizadas com sucesso
Para promover a prevenção na luta contra o câncer de mama, o SEST SENAT Pelotas realizou no último sábado o evento solidário Outubro Rosa. Apesar da chuva no final da tarde, mais de 150 pessoas compareceram aos pavilhões da unidade, na avenida Ildefonso Simões Lopes, bairro Três Vendas, e participaram de diversas ações voltadas à saúde e ao bem estar de mulheres e homens.
Na entrada, foram entregues laços cor de rosa, o símbolo da campanha. O ingresso foi um quilo de alimento não perecível. Cerca de 30 profissionais de empresas parceiras ofereceram os serviços de barbearia, manicure, cabeleireiro, massoterapia e pilates, além do teste de glicemia e pressão arterial. A mateada com distribuição de erva mate e água quente teve apoio da marca Elacy.
A taxista Adriane Ferraz, de 45 anos, foi uma das que verificou a pressão e ainda pegou dicas de maquiagem com as consultoras da Mary Kay. “Já tive caso de câncer de mama na família e sei da importância do autoexame. Há oito anos, encontrei um nódulo benigno em uma das mamas e foi retirado”, contou.
Já a massoterapeuta Cristiane Viegas, 44, participou de exercícios de pilates e ressaltou a relevância de ações que promovem cuidados com a saúde: “Todos têm que se cuidar, pois a doença também atinge os homens”.
Enquanto o pequeno Dionathan, de um ano, recebia o primeiro corte de cabelo da vida, os pais Ana Carolina, 20, e Jonathan Santos, 21, moradores da Santa Terezinha, elogiaram a iniciativa e já garantiram presença na próxima edição.
Entre um exame e outro, a técnica em enfermagem Carla Nornberg, do Instituto Educacional Dimensão, disse que participou pela primeira vez do evento e se surpreendeu com o envolvimento da comunidade. “Atendi pessoas que vieram de bairros distantes para se cuidar”, afirmou.
De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), o câncer de mama é um dos mais comuns entre mulheres no mundo e no Brasil, responsável por 25% dos casos novos a cada ano. Só em 2016, a estimativa é que 57.960 pessoas sejam diagnosticadas com a doença no país.
RESPONSABILIDADE SOCIAL
Segundo o diretor da unidade, Roger Lange, essa edição do Outubro Rosa fortalece o trabalho de responsabilidade social do SEST SENAT, que tem a missão de promover a melhoria da qualidade de vida e o desenvolvimento profissional dos trabalhadores no setor de transporte e seus dependentes.
A coordenadora da ação, Fabiana da Silva, reafirmou o compromisso da entidade em realizar iniciativas que atinjam diretamente a sociedade. “A prevenção e o diagnóstico precoce são fundamentais para combater a doença. Dessa forma, estamos contribuindo para alertar sobre o câncer de mama”, disse.
Em parceria com a comunidade evangélica Cristo Restaura, os alimentos arrecadados serão destinados a mais de cem famílias em Pelotas.