Recolhimento do lixo está suspenso
Motoristas da empresa responsável paralisam atividades
Não cumprimento de quesitos constantes no dissídio dos trabalhadores. É o ponto principal que embala a paralisação do serviço de recolhimento do lixo em Pelotas, desde ontem. A paralisação deverá continuar durante todo o dia de hoje. Ou até que o Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários de Pelotas consiga uma reunião com o as direções do Sanep e da empresa Litucera, responsável pelo serviço. Com isso, cerca de duzentas toneladas diárias de lixo não estão sendo recolhida.
Segundo o presidente do Sindicato, Eder Blank, a empresa não está cumprindo com o pagamento de adicional noturno mais o adiantamento da quinzena. O sindicalista diz ainda que os trabalhadores também discordam da exigência de bater o cartão ponto ao retornarem com o caminhão à sede, sendo que ainda permanecem na atividade para a limpeza do veículo.
“Nós já havíamos avisados ao Sanep sobre as irregularidades que estão sendo cometidas pela empresa”, salientou Blank.
Com a paralisação dos 40 motoristas da empresa, os garis também ficam sem condições de prestar o serviço. Com isso, o lixo começa a acumular nas proximidades dos containeres.
A direção do Sanep informou ontem que a Procuradoria do Município entrará com uma medida cautelar para que o serviço seja executado. A Autarquia diz que, os motoristas estão vinculados ao Sindicato dos Empregados de Empresas de Asseio e Conservação de Pelotas (Sindisseio).
No entanto, Blank garante possuirr um documento que extingue o pedido judicial da Litucera de vincular a categoria ao Sindisseio.