Gincana marca encerramento da Quinzena do Pêssego
Comunidade pôde degustar pratos preparados por estudantes. Parceria entre prefeitura e Senac é uma das novidades desta edição
O encerramento da 3ª Quinzena do Pêssego, nesta segunda-feira, no Largo Edmar Fetter, foi marcado por uma das novidades desta edição. A I Gincana da Quinzena, uma parceria entre prefeitura e Senac, levou sete equipes ao local para prepararem pratos doces e salgados à base da fruta símbolo do Município. As três receitas de destaque foram premiadas durante a cerimônia.
“Valorizar a cultura do pêssego em Pelotas é, sobretudo, valorizar nossa história, tradição e incentivar nossa economia. Buscamos cada vez mais trazer novidades e explorar o potencial do nosso Município. Queremos inspirar”, disse a prefeita em exercício, Paula Mascarenhas, ao agradecer o apoio dos envolvidos na organização da Quinzena do Pêssego.
Três jurados avaliaram os pratos preparados por estudantes do curso de Cozinheiro do Senac. Alexsandro Böhn, representante da Cooperativa dos Apicultores e Fruticultores da Zona Sul (Cafsul), o enólogo Mauro Fontana e o responsável pela banca Imperatriz Doces Finos, David Jeske, definiram como melhor prato a Almôndega Recheada preparada por Jackson Domingues Machado e Camila Bintencourt. Em 2º lugar ficou o prato de Iscas ao Molho Picante e, em 3º lugar, a receita intitulada Pêssego em Texturas. A comunidade que passava pelo local durante a preparação pôde degustar os pratos das sete equipes.
Ao final do evento, Paula visitou a mostra de trabalhos de alunos da rede municipal que ocorre na parte interna do Mercado Central. Os estudantes produziram trabalhos artísticos e cartas em reconhecimento ao trabalho dos produtores de pêssego de Pelotas. Cada exemplar representa uma escola.
Participaram do evento o secretário de Desenvolvimento Rural, Wilson Karnopp; o secretário de Educação e Desporto, José Francisco da Conceição; o secretário de Cultura, Giorgio Ronna; o secretário de Serviços Urbanos e Infraestrutura, Luiz Van der Laan; o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Pelotas, Nilson Loeck; o assessor especial do programa Boa Escola para Todos, Sadi Sapper; e representantes da Emater e Senac.