FALTA D’ÁGUA : Sanep leva caminhão-pipa em áreas do Laranjal e no Areal
O problema de falta de água ou diminuição de pressão em pontos da praia do Laranjal e do Areal está diretamente ligado ao aumento da população e do consumo de água, especialmente nos balneários. A afirmação é do superintendente operacional do Sanep, Eugênio Magalhães. Ele informa que nos locais mais afetados, o Sanep está disponibilizando água através de caminhões-pipa, como foi feito no fim de semana que passou em área do Laranjal.
Magalhães diz que o atraso nas obras da nova Estação de Tratamento de Água (ETA) São Gonçalo também é determinante. “Com a Estação em funcionamento teríamos um acréscimo de 50% de água tratada à disposição da população”, pondera. O superintendente explica que o sistema do Sanep hoje é interligado e com a ETA São Gonçalo em funcionamento seria possível direcionar a água diretamente da ETA mais próxima das localidades. O volume de água tratada na atualidade ainda é o mesmo desde 1985: 102 mil metros cúbicos diários. A ETA São Gonçalo, quando estiver pronta, vai produzir 500 litros por segundo, o que corresponde ao abastecimento de 170 mil pessoas, pelos próximos 30 anos.
Magalhães atribui o atraso na conclusão da obra da ETA São Gonçalo à demora nas licenças ambientais, repasses de recursos e entraves burocráticos. A ETA São Gonçalo deve ser concluída no segundo semestre do próximo ano.