DANÇA : Cia. Rua em Cena ampliará repertório
Por Carlos Cogoy
A 9 de janeiro, retomada de atividades. A Rua em Cena Cia. de Dança, conforme informam o diretor Taison Furtado e o produtor Felipi Santos, participará de apresentação no dia 15. Trata-se de espetáculo do Grupo Renovação, que será realizado no SEST/SENAT. Em março, a Cia. retomará o projeto “aula aberta”. Taison observa: “O público realmente comprou nossa ação e, durante o ano, compareceu nas edições do projeto. A aula acontece no cotidiano da companhia, porém aberta ao público mediante taxa extremamente popular, o que garante a participação dos interessados”. Como novidades, a Cia. terá mais um elenco, que se dedicará a outro conceito estético. E 2017 também será o ano do lançamento oficial do site: ruaemcena.com/teaser – provisoriamente acessível. Contatos com o grupo via Facebook, ou no email: [email protected]
BREAK DANCE – “A novidade para 2017 é a produção de trabalhos a partir da técnica do Break Dance. A companhia está disposta a explorar outra estética urbana com um elenco formado para o projeto. Atualmente os trabalhos produzidos foram obras que surgiram a partir das técnicas de Hip Hop Dance e ‘Poppin’, acrescentam Taison e Felipi. Logo, com a formação desse novo elenco, a Rua em Cena ampliará o repertório e contará com dois elencos”. Já o site terá versões “móbile para aparelhos como smartphones e tablets, PC e Notebooks”.
DESTAQUES – Duas montagens marcaram 2016. Em julho, a Cia. estreou “Relógio de Areia”. Neste segundo semestre, coreografia “Em meio a lutas e lutos”, criada especialmente para o “Bento em Dança”, conquistou o segundo lugar na categoria “Danças Urbanas” adulto. Além da premiação, críticas favoráveis do júri, público e participantes. O grupo expressa gratidão: “É com muita satisfação e orgulho que a Rua em Cena agradece a todos que acreditam no poder de diálogo da cultura popular urbana. Assim, somos gratos ao Pok Sombra e Zilla Sonoro, pela produção musical realizada em ‘Relógio de Areia’. Já ao DJ Micha pela produção musical realizada para ‘Em meio a Lutas e Lutos’, Afro-X, ex-integrante do grupo de rap 509-E, pela maravilhosa introdução sonora e José Resende Jr., que deu voz ao texto final. Também Iza Paula Nogueira e Quarteto Comunicação, Deko Oliveira e Rodrigo Chagas do Studio 12 Fotografia, JV Solutions do Web Design, MC Transportes, João Cruz Iluminação Cênica e Cia da Dança”.
ESTRUTURA – Durante 2016, no entanto, alguns convites tiveram de ser recusados devido a falta de recursos financeiros. Para superar a limitação, a Cia. elabora projetos de financiamento e visa parcerias com empresas consolidadas. Taison e Felipi enfatizam: “Estamos dispostos”.