Diário da Manhã

sábado, 11 de janeiro de 2025

Notícias

COLHEITA DA UVA : Abertura Oficial será na Colônia Rincão do Andrade

COLHEITA DA UVA : Abertura Oficial será na Colônia Rincão do Andrade
20 janeiro
09:04 2017

A abertura da colheita da uva de 2017, tradicional evento do interior do Município, será no dia 7 de fevereiro, na colônia Rincão do Andrade, 7º distrito, Quilombo, na propriedade da família Raffi.

Esta é a sétima edição comemorativa à produção da fruta na zona rural de Pelotas.

A Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) promoveu reunião com as entidades que fazem parte da organização do evento que conta com a participação de viticultores da região e interessados. Para o secretário Jair Seidel, são importantes as iniciativas motivadoras para os produtores. Também foram definidos, além da data e local da abertura da colheita, os nomes dos homenageados e as estratégias de divulgação.

Estiveram presentes, além do secretário da SDR Jair Seidel, representantes da Emater, Embrapa, Universidade Federal de Pelotas/Faem e o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Pelotas.

PROGRAMAÇÃO ocorrerá na propriedade da família Raffi

PROGRAMAÇÃO ocorrerá na propriedade da família Raffi

EXPECTATIVAS

Organizadores da festa têm expectativas que a 7ª edição seja prestigiada por cerca de 400 participantes. Haverá palestra técnica a respeito do consumo da uva, com abordagem sobre o valor nutricional, além da degustação das variedades de mesa – Niágara rosa, branca e bordô.

A propriedade de Celmar Schafer Raffi, produtor e representante do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, será a anfitriã da tarde de celebração em torno da uva de mesa, no dia 7 de fevereiro.

Desde 2006, a produção de uvas está sendo incentivada na região para estimular a diversificação da fruticultura, que tem, em Pelotas, o pêssego como principal atividade. Dados do Censo Frutícola 2014, produzido pela Emater, informam que o município possui cerca de 40 hectares de uvas, divididos em 125 produtores. Destes, 12 hectares e 36 produtores são mais especializados, com foco no consumo in natura. A produtividade média das variedades para mesa deve ficar em torno de 30 toneladas por hectare.

 

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções