LIVRO : O fluxo da vida como autoconhecimento
Nesta quinta às 19h na Livraria Vanguarda do Shopping Pelotas, Tatiane Guedes autografará “Movimento do Amor”
Por Carlos Cogoy
Você sabe quem você é? Você se expressa como você é diariamente? Já se perguntou por que você está aqui? Está certo do que você quer da vida e o que a vida quer de você? Você compreende por que tem que lidar com uma ou mais situações que te causam dor? Essas são perguntas corriqueiras, mas que algumas pessoas preferem investigar e outras, não. Às vezes, esses pontos de interrogação tornam-se frustrações, mágoas e até doenças. A vida fica pesada. Esses são os convites, ou chamados, que a vida nos dá para nos redescobrirmos e para retomarmos a espontaneidade que torna a nossa rotina e os nossos relacionamentos mais leves e significativos. Junto à insatisfação latente, há uma pergunta frequente e também típica da nossa geração: há uma fórmula pronta ou uma solução fácil para acabar com esse conflito? Não há! O autoconhecimento é uma jornada intransferível e única.
Em comum, há a coragem, para se descobrir, e o amor, que é o denominador comum de todo ser humano. Observações da psicoterapeuta Tatiane Guedes, que nesta quarta estará autografando o livro “Movimento do Amor”. O lançamento acontecerá às 19h na Livraria Vanguarda do Shopping Pelotas.
OBRA – Paulistana, Tatiane está radicada no EUA. Ela menciona sobre o livro: “Logo na abertura do meu livro ‘Movimento do Amor’, eu comento que nós carregamos uma série de vantagens em relação às gerações que nos precederam: temos as facilidades promovidas pela tecnologia, direitos e liberdades garantidos, acesso a conhecimento e atividades para nos aperfeiçoarmos ou termos mais bem-estar. Ainda assim, as pessoas se sentem frustradas e até aprisionadas na própria vida. Em meio a essa confusão e dor está o ‘despertar’. Despertamos quando começamos a questionar crenças que carregamos, quando a mentira, interna e externa, começa a vir à tona e, assim, iniciamos nossa jornada rumo à lembrança de quem realmente somos. Estamos vivendo esse momento enquanto humanidade, basta olharmos a nossa volta. Claro que tudo isso vem carregado de dores e sofrimentos, mas essa é uma grande chance que temos de despertar. De lembrar que não somos o sofrimento, somos ‘amor’, algo que falo muito no livro também. E é exatamente para isso que foi criado o portal ‘Spontaneum’, que existe aqui neste plano, ou seja, para ajudar as pessoas a lembrarem-de de quem realmente são”.
TRAJETÓRIA – Desde a infância, Tatiane busca respostas essenciais. Na trajetória, leituras sobre religiões e filosofias. Aos 23 anos, formatura em psicologia. Durante sete anos, carreira promissora na área de recursos humanos em grandes empresas. Como especialização, gestalt-terapia, “coaching” e Programação Neurolinguística (PNL). Em 2011 nos EUA, participou de evento com a escritora motivacional Louise Hay. Tatiane menciona: “Vivi uma experiência muito curativa ao encontrar com minha criança interior. Dali em diante, passei a estudar o tema por meio de autores como John Bradshaw, Lucia Capaccione, entre outros. Eu tinha um desejo muito grande de compartilhar com as pessoas a minha experiência, pois sabia que aquilo poderia ajudar os outros. Sentia esse chamado latente em todo o meu ‘ser’, como se algo me dissesse: ‘Você está sendo preparada para levar isso a mais pessoas’. Em 2012 veio o ‘Eneagrama’, que me trouxe muita clareza e compreensão da minha história, e dois anos depois, a ‘Constelação Familiar’ fechou, para mim, uma gestalt de cura”.
Criança interior e constelação sistêmica
No fim de 2013, Tatiane deixou a área de recursos humanos, e abriu consultório para atendimentos como psicoterapeuta e “coach”. Além disso, percorreu o País com o workshop “Retorno à Essência”, enfocando a criança interior. A temática está presente no livro que será lançado hoje.
LIVRO – A autora divulga: “O ‘Movimento do Amor’ não é uma autobiografia, embora traga muito da experiência que eu vivi; pessoalmente, em meu próprio processo de cura, e profissionalmente, como psicoterapeuta, coach e facilitadora de workshops. No livro, eu me aprofundo em dois passos fundamentais para retomar o fluxo da vida e do ‘Amor Maior’, movimentos que transformaram a minha vida: o resgate da criança interior e o movimento de concordância com a nossa história sob o olhar da Constelação Sistêmica. A proposta do ‘Movimento do Amor’ é ampliar a capacidade do leitor de perceber respostas internas, trazendo leveza, desprendimento de padrões antigos, felicidade e liberdade. Traz uma linguagem didática e simples, em primeira pessoa, em tom de conversa, para criar um tom intimista, que é a forma como eu me comunico em todos os canais da ‘Spontaneum’, o meu jeito de ser”.
AMOR – Tatiane complementa: “De acordo com o próprio dicionário que há no livro, o amor não se resume ao romantismo dos contos de fada. Para o ‘Movimento do Amor’, é um estado de ser, algo que flui pelas nossas células quando vibramos vida, alegria e gratidão. Amor também como elemento essencial da fonte de onde todos nós viemos e, portanto, daquilo que nos habita em essência”.
“Spontaneum”
Em 2014, Tatiane Guedes criou o portal “Spontaneum”. Como acrescenta, trata-se de espaço para o “Despertar da Essência”. “O portal transcende qualquer barreira de tempo e espaço e, é um local de acolhimento, reflexão e desenvolvimento humano por meio de diversas terapias e treinamentos”, diz. Acesse: http://www.spontaneum.com.br/
AUTOCONHECIMENTO – “A Spontaneum não é um projeto, mas um portal para o autoconhecimento, que promove cursos online e presenciais, atendimentos individuais e treinamentos ‘in-company’. Temos, por exemplo, uma plataforma exclusiva de treinamento a distância. Em 2017, a Spontaneum já deu vários passos importantes para se consolidar como um centro de referência em autoconhecimento. O primeiro deles é a chegada de novos profissionais, que trazem para o portal canais de cura e ressignificação com propostas únicas e de alta qualidade. Destaco a Jacke Berger, que é de Pelotas e é especialista, por exemplo, em ‘ThetaHealing®’, uma das mais poderosas técnicas de cura quântica que existem. A chegada de parceiros como a Jacke abre espaço para novidades como o retiro ‘Alquimia do Ser’. Pelotas é a primeira cidade a receber esse trabalho, que convida as pessoas a embarcarem numa jornada de transformação para transmutar dores em amor, e resgatar a sua essência”, explica Tatiane.
FLUXO – A escritora conclui: “Não me preocupo com modismos, nem direciono esforços em distinguir a ‘Spontaneum’ de nada, apenas deixo que ela flua conectada ao ‘Amor Maior’. Meu único foco é garantir congruência entre o que falamos e o que fazemos. Uma das bases de todo profissional na ‘Spontaneum’ é levar ao mundo aquilo que viveu e já transformou em si mesmo”.