Diário da Manhã

terça, 19 de novembro de 2024

Notícias

SETE AO ENTARDECER : “Os sons da madrugada” no Mercado

17 abril
08:48 2017

Nesta segunda às 19h, Ivan Beck & banda apresentarão “Os sons da madrugada” no pátio do Mercado Público

Por Carlos Cogoy

Oportunidade para conferir o talento do baixista riograndino Ivan Jonas Quesada Beck. Há quase vinte anos dedicado à música, durante período esteve residindo em Pelotas. Na UFPel, entre 2003 e 2006, cursou a licenciatura em música. Atualmente radicado em Porto Alegre, além do baixo elétrico, tem ministrado aulas de violão/guitarra, piano/teclado, teoria musical, harmonia e improvisação. Sua diversificação sonora também está nos grupos que participa: baixista na banda de heavy metal “Hibria”; instrumentista de jazz, blues e MPB nas bandas “Topsy” e Trio Columbia. Em 2013, Ivan Beck lançou seu primeiro disco “Quando as notas saem do papel”. A música “Full Hand”, naquele ano e até 2016, foi tema de divulgação e vinheta da Virada Cultural de São Paulo. O segundo disco “Os sons da madrugada” será apresentado no Sete ao Entardecer desta segunda. A partir das 19h no pátio do Mercado, Ivan (baixo) estará acompanhado da banda que reúne Franco Oliveira (guitarra), Marcelo Vaz (piano), Rodrigo Fredo (bateria), Willians Braz (trompete), Felipe Cadaval (trompete), Fabiano Cardoso (flugelhorn), Renato Nascimento (sax alto), Marcelo Mirailh (sax tenor), Alexandre Salum (trombone). Participação especial de Mano Jr no acordeon. Saiba mais acessando:  ivanbeck.com. Sete ao Entardecer com entrada franca.

Ivan Beck & banda apresentarão “Os sons da madrugada” no pátio do Mercado Público

Ivan Beck & banda apresentarão “Os sons da madrugada” no pátio do Mercado Público

EXTERIOR – ​ Há três anos, Ivan participou do “VixCamp Music & Nature” em Nashville nos EUA. Durante uma semana, como diz, aprendizado com músicos como: Victor Wooten; Steve Bailey; Felix Pastorius; Anthony Wellington; Bob Franceschini e Dave Welsch. Ano passado, após dez anos, retorno ao heavy metal. Integrando a banda “Hibria”, esteve em turnê pelo Canadá em agosto.

METAL – Em 2000, Ivan foi convidado por Vinicius Möller e Erik Ramos, para integrar a banda “Hiléia”, primeira no rock progressivo e metal progressivo de Rio Grande. Em 2005, a “Hiléia” participou do volume onze da coletânea “Rock Soldiers”, produção do pelotense Marivan Ugoski. A banda, acrescenta Ivan, apresentou-se em festivais do “underground” de Rio Grande, Pelotas e Porto Alegre. Em 2007, esteve na “War Machine”. O retorno ao heavy metal ocorreu ano passado, sendo selecionado para a “Hibria”, grupo que lançou o disco “XX” em 2016. Comemorativo aos vinte anos da banda, o disco teve lançamento nacional, e também nos EUA e Ásia.

PELOTAS – Durante a fase na UFPel, destaca o aprendizado com os professores Isabel Hirsch, Isabel Nogueira, Mário Maia, Clarice de Souza, Sônia Cava, Dimitri Cervo, Loraine Balen Tatto. Ivan ministrou aulas em cursos de extensão da universidade, bem como na Rass Escola de Música, Escola de Música Beatriz Rosselli e Escola Mário Quintana. Em 2005, apresentou-se no Sete ao Entardecer, com o show “Clássicos Populares – uma ponte entre décadas”.

RIO GRANDE – O interesse de Ivan pela música começou em casa, pois os familiares tocavam e cantavam. Inicialmente acalentava a perspectiva de tocar bateria. Porém, aos catorze anos, surgiu a vaga de baixista numa banda da escola. Ele foi em frente, e passou a integrar o grupo de Pop rock “Over 12”. No grupo, Márcio Castro, Igor Klinger, Marcelo Alves e Bruno Acosta. Em 1998, a banda particou da coletânea “Harmonic Rock”. No ano seguinte, o grupo foi campeão do 1º Festival de Música do Colégio Santa Joana d’Arc. Em 2000, apresentações no Aldeia Atlântica no Cassino, e também em São Lourenço do Sul. A banda também teve outras formações e, durante seis meses, contou com Guilherme Bulla. Em 2007, tecladista nas bandas “War Machine” e “Stay” – respectivamente hard rock/heavy metal e cover do Pop dos anos oitenta. Até 2010, quando seguiu para a capital gaúcha, participou de projetos com a cantora Cecília Laval (MPB e jazz), músicos Axel Antunes e Chico Padilha, e a banda “Noctluka” que tocou em edições do FEARG/FECIS. Na banda “Chaleira”, parceria com Douglas Vallejos, Gabriel Medeiros e reencontro com Bruno Acosta. Ainda houve a fase com a banda de rock “Lump”. Também dirigiu o espetáculo “Noel 100 Noel”, no centenário do compositor. Em 2013, música de Ivan recebeu o prêmio de Melhor Performance Coletiva no V MUSIURG da FURG.

 CAPITAL – Em Porto Alegre, atividade na Escola Estação Musical, participação no grupo “Devir Tap Band” – indicação ao Prêmio Açorinos -, show “Clássicos do Rock” com Chico Padilha, Marquinhos Fê e Frank Solari. Ivan também trabalhou nas escolas:  Núcleo de Arte & Dança; Instituto de Bateria Bateras Beat; Toque Musical. Além disso, acompanhou a cantora de jazz Bruna Repetto, junto aos músicos Cleo Henrique e Edson Figueiredo. Entre os shows realizados com este grupo, num deles teve a honra de tocar ao lado do guitarrista Fernando Noronha. Em 2012, participou do Musical Brasil em Revista, com direção de Paulo Dorfmann. A partir de 2013, Ivan Beck & Banda, Trio Columbia e Acoustic Box Jazz & Blues.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções