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quinta, 28 de novembro de 2024

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Gaúchos devem desembolsar R$ 127,14 com presentes no Dia das Mães

Gaúchos devem desembolsar R$ 127,14 com presentes no Dia das Mães
26 abril
13:42 2017

Uma das principais datas do varejo em volume de vendas, o Dia das Mães deve refletir em parte a situação da conjuntura econômica do País. A previsão da Fecomércio-RS em sua Pesquisa de Dias das Mães 2017 é de que ocorra uma leve redução na intenção de gastos dos gaúchos em relação ao ano passado.

A pesquisa divulgada nesta quarta-feira (26) ouviu 385 pessoas nas cinco principais cidades de cada Macrorregião do Estado – Porto Alegre, Santa Maria, Caxias do Sul, Ijuí e Pelotas.

Apenas uma unidade será o número médio de presente por pessoa neste ano. A despesa média com presentes será de R$ 127,14: os homens devem comprar artigos com um preço médio de R$ 151,76, enquanto as mulheres pretendem gastar R$ 115,58. Em relação às classes sociais, os indivíduos da classe alta deverão ter um desembolso médio de R$179,64, da classe média, R$ 125,53 e da baixa, um gasto médio de R$ 87,67.

Os tipos de produtos mais citados para presentear na data são vestuário (37,2%), perfumes e cosméticos (14,3%), calçados (10,2%) e eletroeletrônicos e eletrodomésticos (6,5%) O preço médio do presente será de R$ 118,07, alcançando R$ 170,08 no caso dos presentes compartilhados e R$ 108,65 nos individuais.

Quanto à forma de pagamento, 77,3% dos entrevistados têm a intenção de comprar os presentes à vista. Dentre os que planejam parcelar, 75,0% planejam pagar as compras em no máximo três vezes. Os locais preferidos para efetuar as compras de Dia das Mães serão as lojas localizadas nos centros das cidades (53,0%) e os shopping centers (17,9%).

Dentre os entrevistados, 52,7% afirmaram que pretendem proporcionar ou participar de uma comemoração especial no Dia das Mães. No que diz respeito ao tipo de evento, 87,7% estarão envolvidos em um almoço ou jantar especial em casa. Esses mesmos eventos em locais como restaurantes, por exemplo, são a preferência de 6,4% dos entrevistados.

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