QUALIDADE AMBIENTAL : Secretaria ocupa Casa Azul no Parque da Baronesa
A Secretaria e Qualidade Ambiental (SQA) inaugurou quarta-feira sua sede na Casa Azul, dentro do Parque da Baronesa. A solenidade oficializou o fim da requalificação do prédio que precisou ser adaptado às necessidades do serviço público. A secretaria funciona no endereço desde abril de 2016.
O titular da SQA, Felipe Fernandez agradeceu a prefeita Paula Mascarenhas e todos os envolvidos na transição e viabilização das melhorias essenciais para a secretaria se instalar no parque. Com relação à escolha da Casa Azul, Fernandez comentou não haver local mais adequado para comportar o órgão que é o principal responsável pela preservação das áreas verdes. “Tenho a certeza de que todos se sentem muito bem aqui, pois o local tem tudo a ver com a nossa secretaria”, pontuou.
A prefeita parabenizou o trabalho de todos que colaboraram no processo. Em seu discurso reforçou também o acerto na escolha do imóvel e como a decisão se tornou estratégica ao instalar a secretaria dentro de um parque sob sua proteção. “Essa era a melhor solução e hoje estamos convencidos disso”, afirmou.
ETAPAS DA QUALIFICAÇÃO
Em abril de 2016 a SQA deixou para trás todos os problemas das antigas instalações no Centro Administrativo Professor Araújo (Capa) e mudou-se para a Casa Azul, onde as condições ainda eram inadequadas. Cerca de quatro meses depois se iniciou a qualificação em meio à prestação de serviços e com a SQA em pleno funcionamento.
O valor inicial da obra foi orçado em aproximadamente R$ 103 mil, custeados pelo Fundo Municipal de Recuperação e Proteção Ambiental. Mas a otimização de recursos vindos de multas ambientais permitiu chegar à ordem de mais de R$ 362 mil em investimentos na revitalização do espaço de 344,60m².
Entre as intervenções realizadas estão a reforma no telhado que recebeu novo madeiramento, passou por lavagem completa e troca de telhas quebradas. Os reparos contemplaram também o restauro de esquadrias, do piso, troca de degraus, aplicação de sinteco e pinturas interna e externa. Foram construídos banheiros novos e o mobiliário também precisou ser requalificado de acordo com o espaço interno das salas.
OTIMIZAÇÃO DE INVESTIMENTOS
Para executar as demandas extras do projeto original, a SQA não recorreu aos cofres públicos. A estratégia foi destinar recursos vindos da arrecadação com multas ou infrações ambientais para a compra de materiais e pagar os custos dos serviços. Entre os serviços pagos com essa fonte estão a reforma das instalações elétricas, a instalação da central telefônica e a re-instalação dos aparelhos de ar condicionado retirados do Capa, por exemplo.
Participaram da inauguração o vice-prefeito Idemar Barz, o secretário de Habitação e Regularização Fundiária (SHRF), Ubirajara Leal, os assessores especiais Sadir Saper, Abel Dourado, Fábio Machado, Luiz Caminha e o diretor-presidente da Coinpel, Eduardo Carpena. A diretora do Museu da Baronesa, Anelise Montone representou a Secretaria de Cultura (Secult). Também estiveram presentes o presidente da Câmara de Vereadores Luiz Henrique Vianna (PSDB) e os vereadores Fabrício Tavares (PSB) e Éder Blank (PDT).