AGROINDÚSTRIA : Tradição do charque será recuperada
Pelotas, cujas origens se devem à indústria do charque, não conta atualmente com nenhum estabelecimento do ramo. No entanto, há projetos para abertura de seis agroindústrias, resgatando as tradições da cidade e implementando a valorização dos produtos locais.
No entanto, há projetos para abertura de seis agroindústrias, resgatando as tradições da cidade e implementando a valorização dos produtos locais. A Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) trabalha junto a empresários para adequá-los às normas do Ministério da Agricultura, conscientizando-os da necessidade do CNPJ e das boas práticas de fabricação. Para produzir, é preciso cadastro do Serviço de Inspeção Municipal (SIM), já que a própria Secretaria é quem valida o alvará sanitário.
Entre as seis futuras agroindústrias de charque, está o exemplo de estabelecimento localizado na Cascata. O engenheiro agrícola da SDR, Telmo Lena, conta que o produtor tinha um abatedouro e chegou a suspender as atividades. Agora, ele está ativando o SIM e, além do abate, vai produzir embutidos como salame do tipo italiano, linguiça e charque. O projeto já está em fase de construção.
QUEIJOS E PEIXES
Pelotas vai ter suas primeiras queijarias. Duas agroindústrias do ramo estão se estabelecendo – uma no Cerrito Alegre e outra em Monte Bonito. A primeira, de pequeno porte, produz mil litros de leite/mês, e já está terminando a construção. A segunda produz 150 mil litros/mês e deverá empregar em torno de 40 trabalhadores. Trata-se de uma demanda encaminhada pela Emater.
Duas agroindústrias de peixes também estão no caminho da formalidade. Uma delas, na Balsa, está prestes a receber o SIM. O proprietário investiu na construção, em câmeras frias, no treinamento de pessoal e no sistema de tratamento de efluentes, de acordo com as leis ambientais.
PASSOS PARA ABRIR UMA AGROINDÚSTRIA
Sete passos são necessários para o produtor abrir sua agroindústria. Confira a sequência:
1º) Verificação da localização de acordo com o Plano Diretor, junto à SDR;
2º) Solicitação de certidão de uso e ocupação do solo expedida pelo Município;
3º) Encaminhamento de pedido de licença prévia ambiental, junto à Secretaria de Qualidade Ambiental (SQA);
4º) Encaminhamento de pedido de projeto. A SDR faz a planta;
5º) Construção;
6º) Encaminhamento de pedido de instalação à SQA e de licenças de operação e dos Bombeiros;
7º) Vistoria da SDR para validar alvará sanitário através do SIM.
COMITÊ
A SDR está montando um comitê para acelerar os processos de conclusão da tramitação das agroindústrias. O Comitê é integrado pela própria Secretaria, pela Emater, pela SQA e pelos Bombeiros.