Equipe de Microdrenagem concentra manutenção no Laranjal
Com mais de 15 integrantes, a equipe de microdrenagem atua no momento na limpeza de valetas do Balneário Santo Antônio.
O serviço é oferecido pela Secretaria de Serviços Urbanos e Infraestrutura (SSUI) em todas as regiões da cidade e continua a se concentrar neste mês na manutenção das vias públicas do Laranjal. O objetivo é facilitar o escoamento e reduzir os danos em caso de alagamentos.
O cronograma atual começou em maio no Balneário dos Prazeres, depois passou pelo Loteamento Ana Estela e Carmelitas. Todas as ruas e travessas do Balneário Santo Antônio – desde a rua Jaguarão até a avenida Senador Joaquim Augusto de Assumpção – receberam os reparos. A atividade envolve a retirada do excesso de lodo, de vegetação e sujeiras em geral. A identificação de problemas e desentupimentos também integra o procedimento.
O maior adversário é a chuva que provoca o aumento do volume das valas. Quando isso acontece, a programação é prejudicada com o atraso do calendário que deixa de ser executado nesses dias. Refazer as ruas anteriores é outro viés. Por isso o cronograma envolve apenas a listagem dos bairros previstos, pois o andamento do processo varia conforme as condições climáticas e a situação de cada localidade.
EXEMPLO DE CIDADANIA
O comerciante Sílvio Renato Krause tem uma casa de veraneio na praia e, ao presenciar a limpeza das valetas, não se contentou apenas em ver o trabalho e pegou uma enxada para ajudar a remover a sujeira nas margens do canal. “Se der uma infelicidade e tivermos outro alagamento saberemos que todos nós fizemos a nossa parte”, afirmou.
PRÓXIMOS LOCAIS A RECEBER A MANUTENÇÃO
- Balneário Valverde
- Pontal da Barra
- Recanto de Portugal