Diário da Manhã

terça, 30 de abril de 2024

Notícias

DUELO GAÚCHO : Desafio é cortar ritmo do líder

20 junho
08:35 2017

Brasil enfrenta o Juventude, às 19h15 desta terça-feira, no Alfredo Jaconi, pela nona rodada da Série B

O desafio do Brasil nesta terça-feira, às 19h15, no Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul, é parar o embalo do líder do Campeonato Brasileiro da Série B. O Juventude é o único invicto na competição e ganhou todos os jogos disputados em seu estádio: quatro vitórias. De sua parte, o time rubro-negro vem de uma grande atuação no sábado, quando aplicou 3 a 0 no Vila Nova em Pelotas. A baixa temperatura na Serra não vai impedir que os ânimos estejam quentes dentro de campo neste confronto gaúcho, que possui histórico de grandes jogos.

O técnico Rogério Zimmermann terá o retorno de três jogadores, que cumpriram suspensão na partida passada: Wagner, Leandro Leite e Marlon. Os três devem estar no time, apesar da boa atuação dos substitutos: Rafinha, Itaqui e Breno, respectivamente. O desfalque é Elias, que sofreu uma lesão muscular e terá aproximadamente um mês de recuperação. A vaga pode ser ocupada por Rafinha, que passará assim para o lado esquerdo do meio-campo. Existe, porém, a hipótese de Nem ser o escalado – afinal, é jogo fora de casa e diante do líder da Série B.

O Brasil chega a nona rodada do Brasileiro, com 11 pontos, ocupando a 12ª posição. A distância é de apenas dois pontos para o G-4. Em caso de vitória pode até entrar na zona de classificação – desde que ocorra uma série de combinação de resultados favoráveis. O Juventude é líder com 18 pontos. Uma situação confortável. A diferença é de cinco pontos para o Inter, que é o quinto colocado. Tem três à frente do Guarani, que está em segundo lugar da Série B.

Leandro Leite e Wagner retornam ao time do Brasil na partida diante do Juventude: meia sempre se dá contra a Papada Foto: Assessoria GEB

Leandro Leite e Wagner retornam ao time do Brasil na partida diante do Juventude: meia sempre se dá contra a Papada
Foto: Assessoria GEB

Vitórias e provocações ao Juventude

O meio-campista Wagner teve uma passagem destacada pelo Caxias no Campeonato Gaúcho. Foi também um período de provocação aos “verdinhos”, como se refere aos torcedores do Juventude, mas também de vitórias dentro de campo. Nos três clássicos pelo estadual, o time grená ganhou todos: triplo 1 a 0.

Depois dessas três vitórias, Wagner ironizou ao ser questionado sobre o clássico Ca-Ju. “Clássico? Clássico é o Caxias contra o Brasil de Farroupilha. Isso aqui não é clássico, não”, afirmou. Além das provocações nas redes sociais, o meia (junto o goleiro Marcelo Pitol – ambos estão no Brasil) fincou uma bandeira do Caxias no centro do gramado do Alfredo Jaconi, após vitória pelas quartas de final do Gauchão. Essa atitude custou dois jogos de suspensão ao jogador.

Em sua despedida do Caxias, antes de assinar contrato com o Brasil, Wagner voltou a provocar os “verdinhos”, chamando o Juventude de “ameba de time”. Agora, bem menos polêmico, seguindo a “cartilha” politicamente correta do Xavante, o meio-campista reencontra o Juventude nesta terça-feira.

Histórico

O Brasil não perde para o Juventude no Alfredo Jaconi desde 22 de novembro de 2012, quando foi derrotado por 2 a 1 na partida de ida da final da Copa Hélio Dourado. Depois se enfrentaram pela Série C, em 2015, e o Xavante ganhou por 3 a 2; houve dois empates pelo Gauchão (1 a 1 em 2015; e 0 a 0 nesta temporada).

A última vitória do Brasil na casa da Papada ocorreu no dia 1º de agosto de 2015 pela Série C. Os gols do Brasil foram marcados por Leandrão (dois) e Alex Amado, enquanto Maílson e Wallacer fizeram os do Juventude. A equipe xavante teve Eduardo Martini; Wender (Cirilo), Leandro Camilo, Fernando Cardozo e Xaro; Leandro Leite, Washington, Cleiton (Felipe Garcia) e Diogo Oliveira; Leandrão (Nena) e Alex Amado. Técnico Rogério Zimmermann.

Nos números gerais desse confronto são 103 jogos, com 27 vitórias do Brasil, 47 empates e 42 triunfos do Juventude. (Colaboração do pesquisador Izan Müller)

JUVENTUDE

Matheus Cavichiolli; Vinícius, Domingues, Ruan Renato e Bruno Collaço; Fahel, Diego Felipe, Juninho, Leílson e Ramón; Tiago Mendes. Técnico: Gilmar Dal Pozzo.

BRASIL

Eduardo Martini; Wender, Leandro Camilo, Evaldo e Marlon; Leandro Leite, João Afonso, Bruno Lopes, Wagner e Rafinha (Nem); Lincom. Técnico: Rogério Zimmermann

Local: Estádio Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul

Data: 20/6/2017 (terça-feira)

Horário: 19h15

Valor dos ingressos: R$ 40

Árbitro: João Batista de Arruda (RJ)

Assistentes: Eduardo de Souza Couto (RJ) e Rafael Conti Viana (RJ)

Quarto árbitro: Jean Pierre Lima (RS)

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções