PELOTAS 205 : O aniversário de uma princesa que se renova
Em 7 de julho de 1812, era fundada a Freguesia de São Francisco de Paula, santo cuja data assinalara o dia da vitória e libertação do torrão pátrio pela expulsão dos espanhóis da Vila do Rio Grande. Desde a fundação da Freguesia o povo dedicou-se a obra do engrandecimento comum. Surgia aí o embrião da futura cidade de Pelotas, a nossa querida Princesa do Sul. Foi vila, em 7 de dezembro de 1830, instalada em 7 de abril de 1822 e tornou-se município em 27 de julho de 1835, sendo o nome de Pelotas, mantido por proposta feita à Assembleia Provincial por Francisco Xavier.
Antes disso, no Rincão de Pelotas, trato de terra situado a margem do arroio do mesmo nome, tributário do Rio São Gonçalo em 1870, José Pinto Martins, fundou uma charqueada, a primeira estabelecida em território gaúcho. Em 1810, os moradores de Pelotas, solicitaram a criação de uma Freguesia. Ela ergueu-se no meio do planalto da bela coxilia marginada Oeste pelo Arroio Santa Bárbara e ao Sul pelo São Gonçalo e onde a população se arranchara para maior tranquilidade, ao abrigo do movimento de tropas de gado e dos males causados pelas enchentes.
Com júbilo, portanto, os pelotenses e também os que adotaram esta bela cidade, comemoram hoje tão importante efeméride que assinala o 205º aniversário de fundação e emancipação do município, destacando-se desde a semana passada, uma série de solenidades e eventos em alusão a significativa data, organizada pela Prefeitura Municipal.
A história de Pelotas lhe dá a característica de cidade legendária, pela importância que teve desde o início da povoação, ordeira e trabalhadora, dinâmica e de iniciativa, que a transformou no principal município da Zona Sul do Estado.
Além de se importante pólo de iniciativa empresarial privada, sede de muitas organizações de âmbito estadual e federal, é centro cultural de importância, com suas universidades, Instituto Federal de Educação, Embrapa, etc.
Neste momento de retomada do crescimento e desenvolvimento de Pelotas, o DIÁRIO DA MANHÃ saúda as autoridades constituídas, empresários, trabalhadores e a população em geral, dizendo que estamos orgulhosos de também estarmos contribuindo para a geração de empregos e o progresso desta terra, para torná-la mais forte, mais atuante, pujante e progressista.