VIROU DECISÃO : Retorno para casa sob pressão
Após três derrotas seguidas, Brasil terá dois jogos Bento Freitas – contra Oeste e Figueirense -, com necessidade de recuperação
Os dois jogos do Brasil nesta semana no Bento Freitas ganharam uma dose a mais de importância, depois de três derrotas seguidas no Campeonato Brasileiro da Série B. O resultado das partidas contra Oeste, nesta terça-feira; e Figueirense, na sexta, pode definir, inclusive, a permanência do técnico Rogério Zimmermann no clube. O lado bom dessas últimas rodadas para Xavante é que foi mantida a distância de dois pontos para a zona de rebaixamento. Segue na 15ª posição, com 14 pontos (aproveitamento de 38%).
As derrotas para Internacional, América/MG e Santa Cruz (as duas últimas por 3 a 0) igualaram a pior sequência do ano passado. Em 2016, o Brasil perdeu três jogos seguidos para Náutico (2 a 0), Bahia (1 a 0) e Londrina (1 a 0). A diferença é que essa sequência ocorreu quando a situação na Série B estava definida, com a garantia de pontuação suficiente para continuar na competição do ano seguinte. Não é o caso de agora – até porque foi concluída recém a 12ª rodada.
A partida desta terça-feira ganhou caráter de decisão. O Brasil necessita dar uma resposta às três atuações fracas, que serviram para aumentar os números negativos do time na competição. Sem ganhar e nem marcar gol há três jogos, a defesa do time segue sendo a segunda mais vazada – agora com 19 gols (três a menos do que levou o lanterna Náutico). O ambiente desse jogo é semelhante ao da partida diante do Vila Nova, quando o Xavante vinha de uma goleada de 4 a 0 para o Luverdense. Na ocasião, a resposta foi a melhor possível: vitória de 3 a 0 na Baixada.
Evaldo e João Afonso, que cumpriram suspensão na partida passada, retornam ao time diante do Oeste. Existe dúvida quanto ao retorno de Marlon, que se encontra lesionado e ficou fora dos últimos quatro jogos. O atacante Cassiano pode ser aproveitamento pela primeira vez por Zimmermann. A outra notícia esperada para esta semana é a contratação de Alex Amado.
OESTE
O Oeste teve uma decepção forte no final da partida de sábado, diante do Vila Nova, na Arena Barueri, em Barueri, pela 12ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série B. O time de Itápolis vencia por 2 a 1 até os 44 minutos do segundo tempo, quando o goleiro Rodolfo foi expulso pelo árbitro Héber Roberto Lopes. Como Roberto Cavalo já tinha realizado as três modificações na equipe, o atacante Gabriel Vasconcelos foi para o gol. Aos 49, Maguinho fez o gol de empate dos goianos.
Mazinho, de falta, e Leandro Amaro fizeram os gols do Oeste. Wesley Matos e Maguinho marcaram para o Vila Nova. O time paulista jogou com Rodolfo; Daniel Borges, Joíllson, Leandro Amaro e Guilherme Romão (Jheimy); Betinho, Wilson Matias (Lídio) e Danielzinho (Júlio César); Velicka, Mazinho e Gabriel Vasconcelos.
SÉRIE B
12ª rodada
Terça-feira, 3/7
Paysandu 1×2 Londrina
ABC 0x1 Náutico
Sexta-feira, 7/7
Santa Cruz 3×0 Brasil
Goiás 3×1 Luverdense
Paraná 1×1 América/MG
Sábado, 8/7
Figueirense 0x2 Ceará
Internacional 1×1 Criciúma
Oeste 2×2 Vila Nova
Juventude 2×0 Guarani
Boa 0x0 CRB
13ª rodada
Terça-feira, 11/7
Criciúma x Paysandu
Brasil x Oeste
Londrina x ABC
Ceará x Internacional
Vila Nova x Paraná
Guarani x Goiás
América/MG x Boa
Náutico x Juventude
Luverdense x Santa Cruz
CRB x Figueirense
CAMPEONATO BRASILEIRO – SÉRIE B
-
P – Pontos | J – Jogos | V- Vitória | E – Empates | D – Derrotas | GP – Gols Pró | GC – Gols Contra | SG – Saldo de Gols (%) aproveitamento