CONFRONTO DIRETO : Duelo de times em situação igual
Brasil espera pontuar em Curitiba para evitar risco de ingressar no Z-4 do Campeonato Brasileiro da Série B
Brasil e Paraná estão iguais na pontuação do Campeonato Brasileiro da Série B. Os dois estão com 17 pontos. A vantagem do time pelotense é o número de vitórias: cinco contra quatro. No limite da zona de rebaixamento, os dois times se enfrentam nesta terça-feira, às 19h15, no Estádio Durival de Britto, em Curitiba. Quem perder corre o risco de ingressar no indesejado Z-4, dependendo da combinação de resultados paralelos.
Com campanhas irregulares, Brasil e Paraná estão a somente um ponto do 17º colocado, o Luverdense, que é o primeiro time da zona de rebaixamento. Junto com eles estão outras três equipes: Goiás (17 pontos e cinco vitórias), Paysandu e Boa Esporte (estes últimos ganharam quatro vezes na competição). Dos cinco, o Xavante é o único que joga fora de casa nesta 15ª rodada.
O risco de o perdedor entrar na zona de rebaixamento existe em caso de vitória do Luverdense diante do Inter no Beira-Rio ou do Figueirense contra o Oeste, em Florianópolis. Brasil e Paraná atravessam um momento de dificuldade na Série B. O time comandado por Rogério Zimmermann tem uma vitória e quatro derrotas nos últimos cinco jogos. Já os paranaenses ganharam apenas uma vez em seis rodadas. Nesse período tem ainda dois empates e três derrotas (sendo duas delas nas duas últimas partidas, quando levou 3 a 2 do Vila Nova e 2 a 0 do Oeste).
Essa sequência negativa do time paranista determinou a queda do técnico Cristian de Souza. O time será comandando logo mais pelo interino Matheus Costa. Lisca chegou ontem a Curitiba para acertar contrato com o Paraná, depois que Geninho não aceitou o convite para ocupar o cargo.
O fato positivo para o Brasil está na estatística. Em 2016, o Xavante venceu os dois jogos diante do Paraná – ambos por 2 a 0 (Felipe Garcia marcou os dois gols no Bento Freitas; e mais um no Durival de Britto, enquanto Ramón fez o outro).
Gabriel Dias fora do Paraná
O Paraná perde um de seus principais jogadores. O volante Gabriel Dias, que estava na Vila Capanema emprestado pelo Palmeiras, está se transferindo para o Moreirense, de Portugal. Mesmo que não houvesse essa negociação, o jogador não enfrentaria o Brasil, nesta terça-feira, no Durival de Britto. Ele está suspenso pelo terceiro cartão amarelo. O substituto deve o gaúcho Zezinho, que foi revelado pelo Juventude.
Com a disposição de contratar um técnico experiente na Série B, a diretoria do Paraná negociava ontem à noite com Luís Carlos de Lorenzi, o Lisca. O treinador está sem clube desde o final do ano passado, quando dirigiu o Inter nas últimas rodadas do Brasileiro.
PARANÁ
Richard
Cristovam
Rayam
Brock
Igor
Leandro Vilela
Zezinho
João Pedro
Renatinho
Robson
Alemão
T. M. Costa (interino)
BRASIL
Marcelo Pitol
Ednei
Leandro Camilo
Evaldo
Breno
João Afonso
Itaqui
Marcinho
Rafinha
Nem
Lincom
T. R. Zimmermann
Local: Estádio Durival de Britto, em Curitiba/PR
Data: 18/7/2017 (terça-feira)
Horário: 19h15
Árbitro: Flávio Rodrigues de Souza (SP)
Assistentes: Daniel Paulo Ziolli (SP) e Ricardo Pavanelli Lanutto (SP)
Quarto árbitro: Leonardo Zígari Zanon (PR)
SÉRIE B – A 15ª rodada será disputada nesta terça-feira: 19h15 – Figueirense x Oeste, Juventude x CRB, Paysandu x Náutico e Paraná x Brasil; 20h30 – ABC x América/MG, Santa Cruz x Vila Nova, Goiás x Londrina e Guarani x Ceará; 21h30 – Boa x Criciúma e Internacional x Luverdense.
A liderança é do Guarani, com 26 pontos, levando vantagem sobre o Juventude no número de vitórias (oito contra sete). O G-4 se completa com América/MG (24) e CRB (23). O time alagoano tira a vaga do Vila Nova por ter uma vitória a mais.