SÉRIE B : Nova chance para engrenar
Depois da reabilitação no campeonato, Brasil quer voltar a pontuar como visitante, diante do ABC, em Natal
Depois de uma vitória reabilitadora na estreia do técnico Clemer (2 a 1 no Paysandu), o Brasil busca interromper a sequência de maus resultados como visitante no Campeonato Brasileiro da Série B. O time rubro-negro enfrenta o ABC, nesta terça-feira, às 19h15, no Frasqueirão, em Natal, pela 17ª rodada da competição. O adversário está na penúltima colocação, com 12 pontos, e não sairá da zona de rebaixamento mesmo que vença a partida. O Xavante é o 15º colocado, com 20 pontos.
A atuação do Brasil no sábado chamou a atenção pela adaptação do time às ideias de Clemer, que tinha orientado apenas um treino antes do jogo com o Paysandu. O tempo segue sendo curto para trabalhar. Houve uma atividade leve antes da viagem e um treino a pronto na tarde de ontem no CT do América em Natal. O treinador só terá mais tempo para trabalhar com o grupo a partir de quarta-feira: uma semana até a partida diante do Boa Esporte, dia 1º de agosto, em Pelotas.
Clemer terá que alterar a equipe do Brasil. Marcinho está suspenso pela expulsão no jogo passado e Lincom ficou fora da delegação por causa de um problema muscular. Rafinha, Elias e Marlon seguem lesionados. Ainda bem que Cassiano está em condições de estrear, porque seu nome foi publicado nesta segunda-feira no BID (Boletim Informativo Diário) da CBF. Evaldo volta a ficar à disposição depois de cumprir suspensão no jogo de sábado. Resta saber se ele retorna ao time ou continua Teco como titular.
Juninho deve ocupar a vaga de Marcinho. Já no comando de ataque, Rodrigo Silva é a tendência para substituir Lincom, mas Cassiano surge como opção, embora não seja centroavante de área.
Éder Sciola teve oportunidade de jogar na equipe do Brasil, mas não correspondeu. Mesmo quando não jogava mal, era um dos apontados como responsáveis pelos insucessos. Aos poucos foi “encostado” no grupo, virando a segunda opção para a lateral-direita, após a chegada de Ednei.
Tudo começou a mudar com a contratação de Clemer. Sem Ednei, com desconforto muscular, Sciola foi escolhido para jogar diante do Paysandu. Começou o jogo inseguro na marcação e com erros técnicos no passe. Depois se firmou e virou destaque na vitória por 2 a 1.
Que fase!
O ABC tem a incrível “façanha” de oito derrotas seguidas nos últimos jogos – metade delas dentro de casa para CRB (3×1), Guarani (1×0), Náutico (1 a 0) e América (1 a 0). Também foi derrotado como visitante pelo Boa Esporte (2 a 1), Londrina (3 a 1), Luverdense (1 a 0) e Criciúma (2 a 1). É assim que o time potiguar chega para o jogo desta terça-feira diante do Brasil no Frasqueirão em Natal: caindo aos pedaços.
Além disso, o time não terá hoje o volante Felipe Guedes, o zagueiro Oswaldo e o lateral-esquerdo Eltinho, que estão lesionados. A lista de desfalques tem ainda os meias Zotti e Echeverría e o atacante Lucas Coelho, suspensos. O técnico Márcio Fernandes estreou na rodada passada em Criciúma.
ABC
Edson
Bocão
Filipe
Cleiton
M. Bastos (Levy)
Anderson Pedra
Jardel (M. Bastos)
Túlio Renan
Gegê
Dalberto
Daniel Cruz.
Técnico: M. Fernandes
BRASIL
Marcelo Pitol
Eder Sciola
Leandro Camilo
Evaldo (Teco)
Breno
João Afonso
Nem
Itaqui
Juninho
Wagner
Rodrigo Silva
Técnico: Clemer Melo
Local: Frasqueirão, em Natal/RN
Data: 25/7/2017 (terça-feira)
Horário: 19h15
Árbitro: Heber Roberto Lopes (SC)
Assistentes: Carlos Berkenbrock (SC) e Helton Nunes (SC)
Quarto árbitro: Zandick Gondim Alves Junior (RN)