Diário da Manhã

sábado, 11 de janeiro de 2025

Notícias

Os gatos da Rua Gonçalves Chaves – Um grande desafio e um trabalho constante

27 julho
08:34 2017

No centro da cidade de Pelotas, na Rua Gonçalves Chaves, uma casa abandonada abriga há mais de dois anos dezenas de felinos em situação de abandono. O número aumentou de tal forma com o passar do tempo que foram necessárias uma série de intervenções, tendo em vista que o caso se tornou um risco de saúde pública para os moradores das redondezas.

No ano de 2015, um grupo de pessoas se une para prestar um serviço à comunidade: a criação da ONG 84 gatos da Gonça. A missão é promover ações que proporcionem o cuidado dessas dezenas de gatos encontrados no casarão central – como castração e tratamento de doenças. Para esse fim, diversas iniciativas e eventos foram realizados pelo grupo de amigos e seus parceiros, empenhados na constante luta para reverter o quadro precário da colônia de gatos abandonados.

 O número aumentou de tal forma com o passar do tempo que foram necessárias uma série de intervenções

O número aumentou de tal forma com o passar do tempo que foram necessárias uma série de intervenções

A primeira ação da ONG foi a venda de rifas. Logo após, roupas e livros usados começaram a ser comercializados para levantar dinheiro para a causa. “Mateadas” e eventos a céu aberto também foram promovidos. Tudo isso em prol do cuidado dos gatos e da construção de um gatil – além do mantimento dos felinos (ração, areia higiênica, etc.)

DESAFIOS

Um dos grandes desafios é o resgate dos animais, visto que a grande maioria deles são ferozes, não-sociáveis e o pior: indomesticáveis. Para capturá-los a ONG utilizava gatoeiras, técnica que funcionou por um tempo, mas que hoje já não atrai mais os felinos. Para apanhá-los, é necessária muita paciência, cuidado e sorte.

O ano de 2016 foi de constante trabalho, mas o resultado compensou: cerca de 10 gatos foram resgatados e 2 conseguiram lar temporário com protetora de animais. Além disso, diversas castrações e tratamentos foram e continuam sendo feitos, e as necessidades dos gatos são mantidas pela ONG através de ações promovidas e doações.

INTEGRANTES da ONG "84 gatos da Gonça"

INTEGRANTES da ONG “84 gatos da Gonça”

O número de felinos reduziu de acordo com o trabalho da 84 gatos da Gonça; hoje apenas cerca de 20 gatos vivem no local. “No mínimo três fêmeas estão no cio, e uma já está prenha. Então é um trabalho infinito, sempre tem gato novo aqui na Gonçalves.”- revela Bruna Rossler, voluntária do projeto. O trabalho hoje em dia é voltado para a castração, tratamento e mantimento dos animais. Após castração os gatos são devolvidos ao casarão, e Bruna explica; “Soltamos por que ali já é o habitat deles… Eles não têm condições de serem adotados por serem gatos ferozes e incapazes de serem domesticados”. 

Com a castração, os gatos são impedidos de se reproduzirem, o que a médio/longo prazo resulta na redução e na extinção dos mesmos no local. Dessa forma, a ONG luta para reduzir o abandono de animais e chamar a atenção da sociedade para este preocupante problema que afeta, também, a saúde pública.

COMO AJUDAR 

A ONG 84 gatos da Gonça promove brechós para arrecadar verbas para a causa. As doações de roupas podem ser feitas na Rua Andrade Neves 1921, sala 17 – em horário comercial. Além disso, depósitos podem ser realizados através de uma conta em nome da voluntária Bruna Rossler Arruda.

CHAMADA

Dia 13 de agosto de 2017 será promovido o X Brechó Beneficente dos 84 gatos, visando arrecadar fundos para manter os gastos gerais – como ração, transporte de animais, consultas veterinárias, remédios, etc. O evento acontecerá na CUT (Sindicato dos Municipários de Pelotas) das 14h às 18h. Os valores das peças variam de R$1 à R$20 e a ONG está aceitando doações de roupas para o evento.

Depósitos 

AGENCIA: 1594

TIPO DE CONTA: 013 POUPANÇA

NUMERO: 00096386-6

Bruna Rossler Arruda

CAIXA ECONÔMICA FEDERAL

Para ajudar de outras formas ou para mais informações, acesse a fanpage: https://www.facebook.com/84gatos/

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções