CAÇA AO LÍDER : Grêmio não encurta distância
Equipe pressiona o Santos na Arena, mas não supera Vanderlei e fica no empate por 1 a 1
O Grêmio desperdiçou mais uma chance de reduzir a diferença para o líder Corinthians no Campeonato Brasileiro. Neste domingo, na Arena, em Porto Alegre, a equipe gaúcha empatou por 1 a 1 com o Santos no jogo entre o segundo e o terceiro colocados na competição. Com o resultado, o Tricolor subiu para 33 pontos – dois a mais do que o Peixe. O Timão segue na primeira colocação, com 41.
O Imortal não conseguiu tirar projeto do empate do Corinthians – jogo mais cedo – diante do Flamengo. Na verdade, o Palmeiras foi o único dos cinco primeiros colocados a vencer na rodada. Por isso, tirou do Flamengo a quarta colocação.
O Grêmio pressionou o adversário no primeiro tempo, mas errou na pontaria. Desperdiçou boas chances de gol com Everton, Pedro Rocha, Ramiro e Luan. Pouco antes de ir para o intervalo, aos 44, tomou o gol. Numa cobrança de escanteio, David Braz apareceu no meio da área para de cabeça fazer 1 a 0.
A reação do Grêmio foi imediata. Dois minutos depois, num cruzamento da direita, Pedro Rocha finalizou e Vanderlei salvou o Santos, mas, no rebote, Fernandinho cabeceou para empatar a partida.
Na etapa final a posse de bola foi mais improdutiva. Diante de um Santos bem fechado, o Grêmio rodou de um lado para o outro e só teve duas oportunidades. Em ambas Vanderlei foi bem. A partida teve 10 minutos de acréscimo – tempo para a arbitragem apresentar muitos cartões amarelo; e um vermelho para Edilson.
Grêmio: Marcelo Grohe; Edilson, Geromel, Kannemann e Bruno Cortez; Maicon, Ramiro, Fernandinho, Luan e Pedro Rocha; Everton (Arroyo, depois Jailson). Técnico: Renato Portaluppi.
Santos: Vanderlei; Victor Ferraz (Daniel Guedes), Lucas Veríssimo, David Braz e Jean Mota; Alison (Leandro Donizete), Yuri e Lucas Lima; Copete, Ricardo Oliveira (Thiago Ribeiro) e Bruno Henrique. Técnico: Levir Culpi.
Árbitro: Bráulio da Silva Machado (SC)
Tempos distintos e empate em Itaquera
Corinthians e Flamengo fizeram um jogo que correspondeu à expectativa gerada sobre esse confronto na Arena Itaquera pela 17ª rodada do Campeonato Brasileiro. Em tempos distintos, as equipes empataram por 1 a 1. O resultado manteve o Timão na cômoda liderança, com 41 pontos – oito de distância para o segundo colocado, o Grêmio. O Flamengo caiu para o quinto lugar, com 29.
O primeiro tempo foi do Corinthians. Marcando bem e com transição rápida, o time de Fábio Carille criou as melhores jogadas de ataque. Numa dela, o erro grosseiro da arbitragem que marcou impedimento inexistente de Jô, anulando o gol do atacante. Em seguida, aos 21, Balbuena recuperou uma bola na defesa, armou o contragolpe e Jô ganhou da zaga para fazer 1 a 0.
O Flamengo foi superior na segunda etapa. Pressionou, criou chances e teve bola na trave, quando Pedro Henrique deu uma rosca para trás – quase marcando o gol contra. O empate chegou aos 26 minutos, quando Juan ganhou a disputa pelo alto e Réver pegou de virada: um golaço.
O jogo entre Ponte Preta e Fluminense foi transferido para o dia 9 de agosto em consequência da morte do filho do técnico Abel Braga, da equipe carioca. João Pedro tinha 19 anos e caiu sábado da janela do apartamento da família no bairro do Leblon, no Rio de Janeiro.
BRASILEIRO SÉRIE A
17ª rodada
Sábado, 29/7
São Paulo 4×3 Botafogo
Palmeiras 2×0 Avaí
Domingo, 30/3
Chapecoense 1×2 Atlético/GO
Corinthians 1×1 Flamengo
Coritiba 0x2 Atlético/MG
Bahia 1×3 Sport
Cruzeiro 0x0 Vitória
Grêmio 1×1 Santos
Segunda-feira, 31/7
Vasco x Atlético/PR
Dia 9 de agosto
Ponte Preta x Fluminense
18ª rodada
Quarta-feira, 2/8
Sport x Fluminense
Chapecoense x Bahia
Atlético/MG x Corinthians
Vitória x Ponte Preta
Botafogo x Palmeiras
Flamengo x Santos
Atlético/GO x Grêmio
Quinta-feira, 3/8
São Paulo x Coritiba
Atlético/PR x Avaí
Vasco x Cruzeiro