CONTOS GAUCHESCOS : Livro com a tradução para dez línguas
Escritor de grande originalidade e ousadia, Simões Lopes Neto (1865 – 1916) publicou em 1912 seus Contos Gauchescos. Textos escritos em português, mas com forte marca dialetal nascida do mundo popular rural, no extremo sul do Brasil, numa zona de contato com o espanhol e com evidente presença de termos ameríndios: esta pode ser uma breve descrição da situação linguística dos contos.
A cem anos de sua morte, “Simões Lopes Neto para o Mundo: tradução de contos gauchescos para dez línguas”, organizado por Luís Augusto Fischer, Rosalia Neumann Garcia e Karina de Castilhos Lucena (Editora da UFRGS, 282 páginas, R$ 39,90), reúne alguns dos contos que, escolhidos livremente pelos tradutores, ganharam vida em dez línguas. Das mais remotas às mais familiares, são textos em espanhol, inglês, francês, italiano, catalão, alemão, polonês, russo, japonês e chinês.
Não é a primeira vez que o escritor sul-brasileiro se expressa em outras línguas, mas é a primeira vez que vem apresentado com ampla variedade linguística em um mesmo livro. As versões foram produzidas em ambientes acadêmicos de universidades brasileiras, além da UFRGS, a USP e UFMG; na Polônia, na Universidade Marie Curie Sklodowska, em Lubin; Espanha, na Universidade de Barcelona; Itália, na Universidade Ca’Foscari, em Veneza e na China, na Universidade de Macau.
Simões Lopes Neto para o Mundo oferece um panorama intercultural, contribuindo para ampliar a divulgação do trabalho do escritor, que sempre esteve atento ao mundo e queria dar voz ao que conhecia, especialmente figuras populares, e cuja obra se mostra cada vez mais viva.
Na obra, os contos estão em português e são antecedidos de notas dos próprios tradutores, onde citam as familiaridades possíveis entre o escritor e eles, seja algo ligado ao tema rural, ao mundo do cavalo e da pecuária, seja algo mais sutil, conectado à vivência popular.
Esta coletânea de traduções dá vida aos contos em outras línguas e culturas, e tem um sentido de agregação de esforços para ampliar o acesso à obra e homenagear esse homem e artista gaúcho, de nítido viés democrático em suas opiniões como cidadão, em suas concepções pedagógicas e na sua prática artística como escritor.
O livro está disponível para compra no site da Livraria Virtual da editora, em www.livraria.ufrgs.br, no link https://goo.gl/Nk1DUy e no dia do lançamento.