Uma nova forma de capturar momentos
Conheça a Crewative Cool Stuff; selo de conteúdos audiovisuais que vem reinventando formatos e maneiras de fazer vídeo.
Por Martha Gonçalves
Era janeiro de 2015 e o projeto de Mauricio de Souza Nerva, 21 anos, começava a sair do papel. O graduando de Publicidade e Propaganda da Universidade Católica de Pelotas tinha muitas ideias e um objetivo: aproveitar a amizade, abusar da criatividade e se manter em atividade.
No dia 22 de janeiro de 2015 o primeiro vídeo do selo Crewative Cool Stuff foi ao ar, nomeado “A Video With No Name But With Love Train”. Em um vídeo de apenas um minuto, Mauricio reuniu um compilado takes do seu cotidiano com uma música de fundo. Era o primeiro material da Crewative saindo do forno e prometendo uma nova maneira de capturar momentos e ideias.
No início apenas uma câmera GoPro – caracterizada por seu ângulo “olho de peixe” – acompanhava Mauricio. Aliadas à humilde ferramenta de captação, a vontade de registrar momentos e de inovar o cenário audiovisual na cidade fizeram deste um projeto de reconhecimento nacional. Com a ajuda de amigos e com disposição de sobra, os projetos foram aumentando e hoje somam cerca de oitenta vídeos produzidos.
O acervo de vídeos conta com diversos formatos. Vídeo-poema, vídeo-expressão e mobile-video são apenas algumas das inovações audiovisuais propostas pela Crewative. Além de videoclipes, diversos outros projetos e séries estão sendo exploradas por Mauricio. Um exemplo a ser citado é a série Disrupt a Minute, que em sua primeira edição foi selecionado para o Festival do Minuto – que busca imagens em movimento trabalhadas em apenas 60 segundos. Os vídeos de skate também foram de extrema relevância na trajetória de Mauricio. Em parceria com o skatista Mariano Nunes, realizou diversos projetos das mais variadas formas que alcançaram reconhecimento nacional e internacional em sites especializados.
NOVA FASE
O contato com o rap deu uma nova diretriz a Crewative Cool Stuff a partir da produção do primeiro videoclipe do selo, em parceria com o rapper pelotense Johnguen. A música “Papo Reto” foi o primeiro trabalho ao lado do rapper, que obteve através da parceria o primeiro videoclipe de sua carreira. Após, veio a explosão; um segundo videoclipe foi gravado com Johnguen na música “Avião” – com muito mais maturidade e profissionalismo. O vídeo alavancou um crescimento repentino e reconhecimento nacional do projeto. A Crewative se torna, então, uma máquina de produção de videoclipes diferenciados e de qualidade inovadora.
Foram diversos videoclipes produzidos desde então, em parceria com rappers locais como Zudizilla, Zilla Sonoro, CJ, Garcez DL, além do catarinense Motim Mot e dos riograndinos do grupo I.n.V 165. A mais nova parceria do selo é com a banda de reggae pelotense BeLivin, onde a Crewative se torna responsável por todo conteúdo audiovisual do conjunto.
PROJETOS
De 2015 para cá, cerca de oitenta vídeos foram produzidos e lançados. Metade deles pode ser encontrado no canal do Youtube e a outra metade se localiza nas plataformas dos artistas parceiros.
Atualmente, cinco videoclipes de rap estão sendo produzidos e diversos projetos em andamento. A série “Ritmo Rolê” – paródia de uma série já existente de nome “Rhythmn Roulette”- já começou a ser gravada, e aborda o cenário dos DJs e produtores musicais da cidade. Além disso, um projeto que envolve fotografia analógica está sendo executado. Ainda em 2017 o selo lançará materiais físicos como bonés e camisetas.
Atualmente, os componentes da Crewative Cool Stuff são o idealizador Mauricio Nerva, a DJ Isadora Vieira, o skatista Mariano Nunes e o fotógrafo Lucas Vieira.
Para acompanhar o trabalho do selo, siga e acompanhe as plataformas digitais:
Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCMFec9gX5vqTJtNRUc_GwRg
Facebook: https://www.facebook.com/crewatv/