BM debate o policiamento comunitário
O Estado-Maior da Brigada Militar desenvolveu um workshop destinado a coordenadores de policiamento comunitário, no auditório do Quartel General da Corporação. O evento contou com 60 participantes e teve como objetivo a atualização das boas práticas através do policiamento ostensivo e policiamento comunitário, a troca de experiência entre os gestores e a realização de um diagnóstico sobre o presente e o futuro do Policiamento Comunitário. O comandante-geral da BM, coronel Andreis Silvio Dal’Lago, participou da abertura do evento.
Durante todo o dia foram apresentados painéis com os temas “A Polícia Comunitária na atualidade”, “Experiências e Boas Práticas”, entre outros. Segundo o coordenador do workshop, Major Ribeiro, é importante atualizar o trabalho dos gestores a partir de um ponto comum. “O modelo de policiamento está sendo aplicado com base nas nossas experiências de sucesso, atualizado em relação às práticas exitosas, em nível nacional e internacional”, destacou.
Na abertura do evento, o comandante-geral da BM, coronel Andreis Silvio Dal’Lago lembrou que a base móvel foi criada no ano de 2015, mas que sua ampliação vem sendo estudada a partir dos bons resultados apresentados. “É uma experiência exitosa, iniciada na região metropolitana e utilizada no litoral, na operação golfinho, Porto Alegre e em áreas de vulnerabilidade social. Nós estamos ousando, criando doutrina, essa é a palavra chave. Queremos enraizar a atividade na Instituição”. Ele ainda ressalta que a instituição é a única que faz policiamento comunitário.
Prestigiaram o seminário, o chefe do Estado-Maior da BM, coronel Júlio César Rocha Lopes, comandante do 21º BPM, tenente-coronel Márcio Roberto Galdino, chefe da PM3, tenente-coronel Egon Marques Kvietinski, além de oficiais gestores do Policiamento Comunitário núcleos e bases.