CULTURAS POPULARES: Ministério premia Griô Baptista
Reconhecimento ‘in memorian’ ao Griô pelotense “Mestre Baptista” – falecido em dezembro do ano passado. A história e contribuição de Neives de Meireles Baptista – dominava a técnica de confecção do tambor “Sopapo” -, foi valorizada em vida pelo Ministério da Cultura. Como “Griô”, aquele que detém saberes culturais numa comunidade, teve a oportunidade de ministrar oficinas noutros Estados, bem como compartilhar sua experiência de vida. Neste mês, conforme Portaria no Diário Oficial da União, sua trajetória será contemplada com homenagem póstuma. A viúva Dona Maria e o filho José Baptista, receberão a quantia de R$10 mil. Trata-se do prêmio “Culturas Populares” do Ministério da Cultura.
TAMBOR Sopapo terá sequência com a habilidade de José Baptista. O filho do Mestre Baptista prosseguirá ministrando oficinas, e difundindo a técnica de confecção do instrumento percussivo. Recentemente, na abertura da Semana Municipal da Consciência Negra, dona Maria recebeu placa. A vice-prefeita Paula Mascarenhas entregou a homenagem, que salienta a valorização da cultura afro-pelotense. Na cerimônia realizada no auditório interno do Colégio Municipal Pelotense, presença da Griô Sirley Amaro.
A inscrição de Mestre Baptista no prêmio nacional, aconteceu através da equipe do Coletivo Catarse de Porto Alegre. O grupo produziu o documentário “O grande tambor”, iniciativa que estabeleceu vínculo com a família Baptista.