Diário da Manhã

quarta, 20 de novembro de 2024

Notícias

Centelha do Fogo Simbólico chega ao Batalhão do Exército

Centelha do Fogo Simbólico chega ao Batalhão do Exército
23 agosto
09:00 2017

Autoridades civis e militares receberam, na manhã de ontem, na Praça dos Heróis do Regimento Tuiuti, a centelha do Fogo Simbólico, distribuída por Porto Alegre a todos os municípios do Estado. O símbolo permanecerá no 9º Batalhão de Infantaria Motorizado (9º BIMTz) até as 9h do dia 1º de setembro. De lá, parte para a pira do Altar da Pátria, no Parque Dom Antônio Záttera, para onde está marcada a abertura oficial da 80ª Semana da Pátria no Município.

VICE-PREFEITO Idemar Barz representou o município na solenidade

VICE-PREFEITO Idemar Barz representou o município na solenidade

O vice-prefeito Idemar Barz transmitiu o abraço da prefeita Paula Mascarenhas, ausente da cerimônia por cumprir agenda de trabalho em Porto Alegre. Barz comentou que solenidades nos quartéis “revitalizam os valores de moral e civismo, que estão escassos no País atualmente”.

O vice-prefeito recebeu de presente um livro sobre a história e atividades da Liga de Defesa Nacional (LDN). Ao agradecer, disse que “será um instrumento de aprendizado e saber”. Barz lembrou que a Liga foi fundada por Olavo Bilac para ser uma associação cívico-cultural brasileira e disse que a Chama Crioula, do movimento tradicionalista, descende do Fogo Simbólico e é mais um marco de referência a heróis.

O comandante do 9º BIMtz, tenente-coronel Eduardo Holcsik, registrou ser uma honra para o Regimento Tuiuti receber uma centelha do Fogo Simbólico e guardá-la para a Semana da Pátria. Desejou que toda a programação transcorra como planejada por todos os setores envolvidos.

O presidente do Núcleo Municipal da LDN, André Luís Borges Pereira, comentou que o Rio Grande do Sul foi o criador do Fogo Simbólico (1917) e que, no ano seguinte, a Liga o incorporou repassando o símbolo para os demais estados como mostra do calor patriótico.

O Fogo chegou ao 9º BIMtz conduzido pela Polícia do Exército, com equipe comandada pelo capitão Neto. Para ele, “a Chama representa simbolicamente o amor à Pátria e transmite o sentimento de honra à terra.”

Corrida de atletas militares e civis, com saída às 9h do 9º BIMtz, dia 1º de setembro, conduzirá a centelha do Fogo Simólico por ruas centrais, até o Altar da Pátria. Às 10h, será aberta oficialmente a 80ª Semana da Pátria. Às 17h, no mesmo dia, a chama será extinta, permanecendo acesa na Praça dos Heróis, no regimento Tuiuti.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções