SSP adere à campanha em prol da redução dos homicídios
O secretário da Segurança Pública, Cezar Schirmer, participou na tarde de terça-feira, em Porto Alegre, do lançamento da campanha Instinto de Vida, em prol da redução do número de homicídios. Na ocasião, uma carta compromisso de adesão à campanha foi assinada pelo governo do Estado e mais 14 municípios gaúchos.
O Instinto de Vida tem como meta reduzir os homicídios na América Latina e Caribe em 50% em 10 anos, por meio da mobilização cidadã e da promoção de políticas públicas baseadas em dados e análises. Atualmente, a região concentra 8% da população global e 38% dos homicídios do mundo.
Cezar Schirmer foi o primeiro gestor estadual no Brasil a firmar um compromisso público com a campanha. O secretário destacou a importância da prevenção. “Para mudar essa realidade, precisamos de um esforço coletivo para a construção de uma sociedade não-violenta, na qual impere a cultura da paz. A realidade é desafiadora e, por isso, precisamos do esforço de todos para corrigir essas distorções”, disse.
Após as assinaturas, ocorreu um painel sobre o tema com a participação de Ilona Szabó, diretora executiva do Instituto Igarapé; Eduardo Pazinato, do Instituto Fidedigna; Carolina Ricardo, do Instituto Sou da Paz; o procurador de Justiça Gilmar Bortolotto; e o jornalista Renato Dornelles.
O Instinto de Vida é promovido pelo Instituto Fidedigna e o Instituto Igarapé. Mais de 40 organizações nacionais e estrangeiras integram a campanha, com o apoio do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), do Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF) e da Organização dos Estados Americanos (OEA).