SEGURANÇA PÚBLICA : Pelotas reúne secretários e gestores de várias cidades
Descentralização do encontro da ASGMUSP sinaliza a primeira troca de experiências de gestão pública do setor fora da região metropolitana
Pelotas é a primeira cidade do interior a sediar uma reunião da Associação de Secretários e Gestores Municipais de Segurança Pública do Estado do Rio Grande do Sul (ASGMUSP). O evento inédito aconteceu na Sala de Reuniões da Prefeitura ontem e marcou o começo da descentralização dos encontros. Representantes de sete cidades gaúchas trocaram experiências sobre o uso de tecnologias e a integração de serviços como soluções na administração do setor.
O prefeito em exercício, Idemar Barz, recebeu os participantes no gabinete e na sequência todos se dirigiram à Sala de Reuniões onde o presidente da ASGMUSP e titular da SSP de Canoas, Ranolfo Vieira Júnior, conduziu as discussões. A superlotação das celas das Delegacias de Polícia de Pronto Atendimento (DPPAs) e os reflexos que a ocupação tem gerado em algumas cidades, principalmente em Porto Alegre, foi um dos assuntos abordados. A Associação pretende elaborar um documento e levar a reivindicação ao secretário estadual Cezar Schirmer em busca de alternativas para reverter o problema.
O secretário anfitrião, Aldo Bruno Ferreira, compartilhou a importância da operacionalização do Fundo Municipal de Segurança Pública para garantir investimentos em ações na área e em projetos de prevenção social. Ferreira também falou sobre a elaboração do Código de Convivência e detalhou como o eixo Fiscalização Administrativa se destaca na gestão da segurança no Pacto Pelotas Pela Paz. “Este é um momento muito importante, pois ao dividirmos cada avanço podemos conferir maior celeridade ao nosso trabalho”, disse.
Os representantes de Gravataí, Flávio Lopes e André Brito, trouxeram a experiência na administração do estacionamento rotativo e a relação do trânsito com a segurança. Assim como Pelotas, o município também investiu na integração de secretarias e forças policiais, e conseguiu reduzir 55% dos acidentes com vítimas fatais com operações conjuntas e projetos de educação no trânsito.
Gestores de Pelotas, Cachoeirinha, Guaíba, Canoas, Gravataí, Carlos Barbosa e Santo Ângelo participaram da primeira descentralização do encontro que a partir de agora, será itinerante.