Comarca de Pelotas realiza Audiência Crioula
Vestindo pilcha e usando linguagem e cenários gaúchos, servidores, estagiários, voluntários, magistrado, promotora de justiça, advogado e partes do Município da Comarca de Pelotas, prestarão homenagem à Semana Farroupilha com a realização de audiência crioula. A atividade acontecerá hoje, às 20 horas, no Centro de Tradições Gaúchas Negrinho do Pastoreio, rua João Gomes Nogueira, n.º 273, bairro Areal, Pelotas, .
Em cenário típico e nas dependências de Centro de Tradições Gaúchas, será instruído e julgado o processo de retificação de registro civil em tramitação na Vara da Direção do Foro da Comarca de Pelotas. A expectativa é de que as manifestações dos advogados e a sentença sejam redigidas em versos gaúchos.
De acordo com o magistrado Marcelo Malizia Cabral, que coordena as atividades e presidirá a audiência crioula, o objetivo da ação é aproximar do Poder Judiciário da comunidade e prestar homenagem à cultura gaúcha.
“Com esses eventos também podemos mostrar à comunidade como se realiza uma audiência e como se dá o julgamento de um processo, destacando o caráter público dos atos realizados pelo Poder Judiciário”, comentou o juiz.
Audiências Crioulas – A realização de audiências crioulas pelo Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul já constitui tradição de mais de uma década e nesse período diversos magistrados já presidiram audiências em cenários típicos gaúchos.