BRASIL : Fase de provar força na Série B
A situação do Brasil estava se encaminhando favoravelmente no Campeonato Brasileiro da Série B. O time chegou a ter sete pontos de distância para a zona de rebaixamento. As três derrotas nas últimas quatro rodadas fizeram a distância cair para quatro pontos. E o que mais preocupa é a sequência de jogos que terá pela frente. O time xavante irá enfrentar quatro adversários que estão entre os seis melhores da competição – inclusive, os dois que disputam a liderança.
Os jogos em casa eram (e continuam sendo) a esperança do Brasil para ser manter na Série B em 2018. Desde que Clemer assumiu o comando do time, o aproveitamento no Bento Freitas estava em 86%: quatro vitórias e um empate em cinco jogos. A invencibilidade foi derrubada pelo Luverdense na quarta-feira (perdeu por 1 a 0). Pela primeira vez, o treinador teve duas derrotas seguidas.
Além da tabela complicada, o Brasil terá pouco tempo para recuperar jogadores e treinar. As quatro partidas seguintes serão realizadas em apenas 16 dias – média de um compromisso a cada quatro dias. O primeiro deles é neste sábado, às 16h30, diante do Vila Nova, no Serra Dourada, em Goiânia. Uma das equipes mais regulares da competição e que tem aproveitamento de 69,2% como mandante na Série B.
Depois do Vila Nova, o Brasil terá o Juventude, que é o sexto colocado – jogo em Pelotas; o Internacional no Beira-Rio e o América/MG na Baixada. Esses dois últimos são os melhores times da competição.
Tabela
Os 5 últimos
- Brasil 2×1 Goiás
- Náutico 1×0 Brasil
- Brasil 2×0 CRB
- Ceará 2×1 Brasil
- Brasil 1×0 Luverdense
Os 5 próximos
- Vila Nova x Brasil
- Brasil x Juventude
- Internacional x Brasil
- Brasil x América/MG
- Brasil x Santa Cruz
Inimigos
Brasil……………33 pontos
Paysandu……….33 pontos
Guarani………….33 pontos
CRB………………32 pontos
Luverdense………31pontos
Santa Cruz……….29 pontos
No Z-4
Figueirense……….29 pontos
Goiás……………….28 pontos
*A diferença para o G-4 subiu para 12 pontos
Pode haver mudança no time
A partida de quarta-feira abriu a hipótese de mudança na equipe do Brasil para a partida de sábado diante do Vila Nova, em Goiânia. Breno teve uma atuação insegura, justamente quando Marlon está pronto para retomar à titularidade. O antigo titular reapareceu no time diante do Ceará em Fortaleza, com bom rendimento.
A novidade no jogo passado foi a presença de Cassiano no comando de ataque, dando mais mobilidade ao setor ofensivo. Dos três atacantes do time, foi justamente o camisa nove que teve melhor rendimento. Isso indica sua permanência entre os titulares. Já Eduardo Martini, que foi titular na penúltima partida, não ficou no banco de reservas contra o Luverdense. A volta de Leandro Leite é improvável no compromisso de sábado.