DANÇA : Adolescente premiado em festival
Por Carlos Cogoy
Com a coreografia “Hora do recreio”, executada com música de Eve Tambourine, e 1,40min de duração, ele foi destaque em festival binacional de dança. No “4º Dança Arroio Grande”, o pelotense Brayan venceu na categoria solo infantil, modalidade danças urbanas. A participação no evento que ocorreu no Centro de Cultura Basílio Conceição, foi motivada pela coreógrafia Francine Lemos que, semanalmente ministra aulas para Brayan na Zona Norte. Às quartas, a premiada Francine coordena oficinas de Hip Hop aos jovens do “Exército de Salvação”. Brayan há cinco anos participa de atividades da organização cristã, e desde o ano passado tem se destacado nas aulas de dança. Incentivado pela coreógrafa, e apoiado pela família, concorreu no festival que reuniu grupos de Pelotas, Jaguarão, Bagé, Rio Grande, Herval, Piratini e Uruguai. Conforme Francine, cerca de 150 bailarinos intepretaram 126 coreografias. Em novembro, Brayan provavelmente participe de novo desafio. Ele divulga que poderá dançar em Santa Maria.
TALENTO – Francine acrescenta: “O Brayan é meu aluno há um ano no Exercito de Salvação, onde tem participado ativamente das aulas. Então Compartilhei essa ideia lá no projeto, pois vi que ele tinha um belo potencial para participar do festival, Atenciosamente a mãe dele permitiu, e ele se interessou. Daí viabilizamos a inscrição. Foi a sua primeira apresentação, e ele é um menino super-talentoso. Com orientação, o potencial tem sido lapidado, e está crescendo a cada dia”. Brayan conta sobre a trajetória: “Meu interesse pela dança vem desde pequeno, pois meu pai era B. Boy. Ele e alguns amigos realizavam projetos, para tirar crianças e adolescentes das drogas. Então, desde criança, eu acompanhava essas ações. No Exército de Salvação, participo desde 2012, e entrei aos sete anos. Por lá, além do Hip Hop, temos atividades como a literatura, futebol e cinema. Em relação à dança, quando estudei na Escola Frederico Ozanan, participava de pequenos grupos e procurava improvisar. Atualmente estudo na Escola Jacob Brod, que oferece dança no estilo livre. Mas a minha preferência é pelas danças urbanas, também o ‘break’ do Hip Hop, pois tenho facilidade para aprender. No festival estava muito ansioso, mas havia ensaiado bastante. Os ensaios são duas vezes por semana mas, quando está chegando a apresentação, daí ensaiamos mais”.
DESTAQUES locais que também foram premiados: Lucas Falcão, segundo lugar no solo adulto de danças urbanas; B.Boy Soul Beat Crew 1, com Lucas e Bruno Quadros, duo que conquistou a primeira colocação em danças urbanas.